|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




01/02/2011
 

Beleza

 

Cabelo saudável de novo

 

 

 

Se o seu cabelo está danificado pelo Sol, cloro, água do mar e piscina, ele merece cuidados especiais. É hora de recuperá-lo, segundo a cabeleireira Dora Novaes e o nutricionista André Pellegrini.

 

 

 

Foto: Divulgação

Xampu sem sal da Bel Col

 

Você gosta de praia e pegou aquele bronzeado neste verão? Com certeza ganhou, de quebra, uma madeixa ressecada e danificada, fios com pontas duplas e opacos. Mas não há motivo para desesperar-se, ela pode ser recuperada quando utilizados os produtos adequados. Aliás, o mercado oferece excelentes inovações de tratamento para todos os tipos de cabelo. Mas antes é bom conhecer um pouco mais sobre esta proteína.

 

Cabelo

 

Composto de fios formados de queratina, o cabelo é uma proteína rica em enxofre. Ele é, na realidade, um conjunto de células planas chamadas escamas que se sobrepõem umas às outras, como nos peixes, sob a forma de cutícula. Quando saudável tem aproximadamente 120 mil fios e cada um cresce em média um centímetro por mês e dura até sete anos na cabeça.

 

Observe um fio de cabelo. Você vai perceber que ele tem duas partes: o bulbo capilar, mais conhecido como raiz, onde nasce a queratina, e o fio propriamente dito, ou seja, moléculas de creatina e água que, misturadas proporcionam ao fio flexibilidade, elasticidade e resistência. As secreções das glândulas sebáceas, finalmente, envolvem o fio dando-lhe brilho e suavidade, e funcionam como uma capa protetora.

 

Da mesma forma que a pele, o fio de cabelo envelhece, oxida e se deteriora. Portanto, precisa ser protegido. Os protetores solares, por exemplo, agem de tal forma que a reação do Sol não consegue atravessar os fios. Está comprovado que o astro rei provoca alteração na haste pilosa, desidratando e ressecando os fios. Mas ele não é o único vilão nesta história: cloro, água do mar, má lavagem, produtos inadequados e até dietas incorretas podem limitar aquele desejo comum a todos: ter um cabelo lindo e sedutor.

 

Produto certo

 

Estão à disposição no mercado produtos nacionais e importados que fazem verdadeiros milagres e devolvem a flexibilidade, o brilho e a maciez ao cabelo danificado. São xampus, cremes, filtros solares, loções com proteínas e vitaminas. Nas fórmulas, existem, substâncias que evitam a ação nociva de elementos prejudiciais, formando uma película microscópica e protetora que recobre os fios.

 

Dermatologistas e cabeleireiros afirmam categoricamente: saber lavar bem os cabelos é fundamental. O primeiro passo, para recuperar os fios danificados é lavá-los com água fria. Para que eles fiquem saudáveis é necessário retirar todos os resíduos agregados. Depois, é preciso reconhecer seu tipo de cabelo, e então é a vez de ir às compras e escolher basicamente o xampu e o condicionador adequados. “Mas não esqueça que para qualquer tipo de cabelo, o xampu sem sal é indicado porque hidrata os fios”, afirma a cabeleireira Dora Novaes, do Jacques Janine-Augusta.

 

Nutrição e hidratação

 

A nutrição e a hidratação devem sempre que possível acontecer juntas. Quando o cabelo está danificado a hidratação deve ser feita, de preferência, no salão e de 15 em 15 dias no primeiro mês e a cada 20 dias nos dois meses seguintes, passando a ser mensal quando o cabelo estiver equilibrado.

 

A nutrição é um tratamento profundo que restaura os fios, deixando-os mais fortes, assim evita-se que eles se partam. Já a hidratação deve ser periódica, pois apesar de não conter água em sua composição, os cabelos precisam de produtos hidratantes para se manter flexíveis. Faça uma pesquisa no mercado e compre o hidratante que melhor se adaptar ao seu tipo de cabelo.

 

Aliás, as máscaras são os melhores produtos para ajudar a recuperar os fios  opacos, desidratados e ressecados. “O ideal é fazer uma máscara uma vez por semana. Assim, seu cabelo terá brilho e saúde”, garante Dora.

 

Por falar em saúde, o nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas, André Pellegrini, afirma que diversas são as deficiências nutricionais que podem ocasionar problemas ao cabelo. Carências de vitaminas A e C, zinco e ferro estão no topo da lista.

 

Por tanto, para ter uma alimentação em dia com as madeixas é recomendável: vitamina A encontrada na couve, brócolis, espinafre, cenoura, abóbora, batata doce, fígado, ovo, leite integral e queijo. Vitamina C disponível no  pimentão, brócolis, laranja, uva, tomate, batata, papaia e morango, e o zinco que está nas carnes de vaca, galinha e de porco, castanhas, lagosta e salmão, semente de abóbora, leite e derivados. É bom não se esquecer dos alimentos ricos em ferro: feijão, fruta seca e fígado. Depois de seguir todas as dicas, é só sair por aí exibindo aquela cabeleira linda!

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal