|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




14/02/2011
 

Gastronomia

 

Frutos do mar: sabor sem igual.

 

Para quem não abre mão de sabores e texturas diferenciados, os frutos do mar podem ser excelentes pedidas. É o que defende a nutricionista, Tânia Regina da Silva Bars.

 

Foto: Divulgação

Mexilhões ao Vinho Branco e Alho do restaurante Chez Fabrice

 

 

Denominados crustáceos: camarões, siris e lagostas ou moluscos: ostras, caramujos e lulas, os frutos do mar são um convite aos paladares mais sofisticados. Além de bons exemplos de variados sabores e texturas.  Leves, saudáveis e nutritivos, eles são de fácil digestão e podem ser consumidos tanto no almoço quanto no jantar. Os profissionais de nutrição são unânimes em recomendar o consumo frequente destes alimentos.

 

Mesmo porque, os frutos do mar apresentam reduzida quantidade de gordura saturada, que deve ser pouco consumida pelo homem. São fontes de proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais como: zinco, ferro, iodo e cálcio; e de vitaminas A, B, C e D. Além de terem boa quantidade de ômega 3, que mantêm a limpeza das artérias e contribuem para o funcionamento do sistema nervoso central. 

 

“Como nutricionista, defendo o consumo de alimentos saudáveis. Mas, é importante lembrar que esses alimentos são riquíssimos em sódio. Portanto, em pessoas hipertensas ou que precisem manter uma dieta moderada desse componente é necessário reduzir seu consumo”, diz Tânia Regina da Silva Bars, gerente de Nutrição do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, localizado na capital de São Paulo.

 

Possuem, ainda, menos calorias do que determinadas carnes. Convém, porém, não abusar.  Um recado bem importante para quem consome frutos do mar é conhecer sua procedência. Por serem facilmente contamináveis podem veicular grandes quantidades de substâncias tóxicas ao organismo humano. No mais: sua saúde agradecerá.

 

Receita

 

Mexilhões ao Vinho Branco e Alho do chef Ailton Sousa, Chez Fabrice

 

Ingredientes

 

10 unidades limpas de mexilhões na meia casca

5 g de alho picado

120 ml de vinho branco

120 g de manteiga sem sal

Sal QB (quanto baste)

Pimenta branca moída QB

 

Preparo

 

Aqueça uma frigideira e derreta uma parte da manteiga (50g). Acrescente o alho e deixe por dois minutos, coloque os mexilhões e refogue bem. Em seguida, acrescente o vinho branco e deixe cozinhar até reduzir o líquido, incorpore o restante da manteiga e sirva em seguida. Disponha os mexilhões num prato em forma circular e regue com o molho.

                                                                                   


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal