|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




17/02/2011
 

Gastronomia

 

Peixes: leves, saudáveis e nutritivos 

 

 

Extremamente saborosos, os peixes têm inúmeras utilizações na culinária. Para os apaixonados por este alimento, uma receita bem simples de fazer. Além, de informações preciosas da nutróloga Sylvana Braga.

 

Foto: Divulgação

Robalo grelhado com azeite e sal do restaurante Fillipa

 

Leves, saudáveis e nutritivos. Os peixes têm grande importância para o homem. Desde que o mundo é mundo servem para a alimentação humana.  Por serem de fácil digestão podem ser consumidos em qualquer hora do dia ou da noite. Com eles são preparados os mais variados pratos. Além de terem total aproveitamento em receitas como pirões, sopas, moquecas, bolinhos, farofas e recheios.

 

Os peixes têm grande qualidade nutricional. São ricos em proteínas de boa qualidade, ácidos graxos essenciais (vitais para o organismo). Por possuírem grandes quantidades de minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobalto, entre outros, quando comparados ao frango e à carne vermelha, a maioria (badejo, carpa, pescada, robalo, truta) tem pouca gordura.

 

Segundo, a nutróloga, reumatóloga e fisiatra Sylvana Braga, eles são fontes de energia e de proteína de baixas calorias, mas são ricos em vitaminas D e E, magnésio, manganês e ômegas 3 e 6. “Os peixes têm bastante potássio, zinco, sódio, cloro e vitamina A. O potássio auxilia na retenção de líquidos, o manganês e a vitamina D ajudam na formação óssea, o magnésio melhora a memória, o coração, os ossos e os músculos, principalmente o cardíaco”, ela explica.

 

De acordo com a profissional, a vitamina A auxilia na visão noturna e nas doenças dos olhos e da pele. O ômega 3 colabora no combate à arteriosclerose, às doenças inflamatórias e à obesidade.

 

Alguns especialistas recomendam a introdução dos peixes na alimentação infantil (a partir dos seis meses de idade). Exceto se houver histórico familiar de alergias a eles.

 

Para Sylvana Braga, o ideal é que se comam peixes três vezes por semana. “Além de serem ricos em flúor, selênio, cobalto, iodo e fósforo que contribuem para a memória, a atenção e a concentração, são excelentes para o cérebro se manter ativo”, diz. As vantagens destes alimentos não param por aí. Seu consumo também está relacionado à possibilidade de diminuir o desenvolvimento do mal de Alzheimer, que causa demência e cansaço mental.

 

As espécies de água fria são ricas em ômega 3 (gordura benéfica à saúde), que contribuem para diminuir o risco de doenças cardíacas.  Também são essenciais nos processos de combate às inflamações, na regeneração das células nervosas, além de induzirem a outros privilégios como o auxílio da coagulação do sangue.

 

Certamente, são um convite a mais para paladares  sofisticados. Aliás, muitos profissionais de nutrição recomendam o consumo destes alimentos em substituição às carnes vermelhas. Eles são indicados, ainda, a pessoas que querem perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue.

 

Possuem menos calorias do que determinadas carnes. Convém, porém, não abusar. Uma peixada suculenta, acompanhada de arroz feito com bastante óleo, sairá totalmente fora dos padrões mencionados. Por tanto, modere seu apetite para manter a forma.

 

Receita

 

Robalo grelhado com azeite e sal do restaurante Fillipa

 

Ingredientes


Molho de laranja com gengibre:

1 colher de chá de gengibre picado

6 gomos de laranja

2 colheres de chá de azeite

1 pitada de sal

½ colher de chá de açúcar

100 ml de suco de laranja

Preparo

 

Refogue no azeite, o gengibre e os gomos de laranja. Adicione o suco de laranja, o sal e o açúcar. Deixe ferver até dar o ponto. Refogue o espinafre no azeite e na cebola roxa, coloque sal. Grelhe o palmito pupunha no azeite e sal. Depois de prontos, decore o prato com o robalo grelhado e sirva-os.


* Sylvana Braga é autora do livro Dieta Ortomolecular – O segredo de rejuvenescer em total harmonia, da Editora Novo Século.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal