|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




18/03/2011

Gastronomia

 

Cogumelos de várias maneiras

 

Estes fungos são coloridos, nutritivos e deliciosos. Saiba mais com a nutricionista esportiva, Maria Flavia Crulcich e aproveite a deliciosa receita do chef Patrick Ferry.

 

Foto: Divulgação

Peito de frango e cogumelos morilles do chef Patrick Ferry      

 

 

Com ampla variedade de formas e cores, os cogumelos, até hoje, foram pouco estudados. No Brasil, a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp é o local que mais dispõe de informações sobre o assunto. O que pode ser adiantado é que estes fungos são nutritivos, possuem baixas calorias e previnem doenças cardio-vasculares e degenerativas como o mal de Alzheimer.

 

De maneira geral, sabe-se que os cogumelos são frutificações de alguns fungos por meio de reprodução sexuada. Por isso, apresentam ampla variedade de formas e cores. Alguns são comestíveis, e outros são extremamente tóxicos e podem levar à morte.

 

Segundo a nutricionista esportiva, Maria Flavia Crulcich as espécies comestíveis aumentam o sistema imunológico, têm vitaminas do complexo B e minerais. Dos cogumelos já estudados no Brasil, cada tipo apresentou uma composição nutricional diferente.

 

“Por serem de fácil digestão e pouco calóricos podem ser saboreados todos os dias, inclusive no jantar”, diz.  A nutricionista recomenda, ainda, que sejam consumidos pelo menos duas vezes na semana. Ela acrescenta: “São ótimos para o sistema imunológico e para a pele”.

 

Alguns especialistas os recomendam em saladas, como acompanhamentos ou apenas temperados com azeite e sal. O chef Patrick Ferry do Sofitel São Paulo-Ibirapuera dá sua receita.

 

 

Peito de frango caipira servido com massa fresca e molho de cogumelos morilles

 

Ingredientes

 

800 g de peito de  frango caipira com sobrecoxas (cozidas a vácuo em 62 graus de temperatura)

20 g de cogumelos morilles secos

40 ml de brandy ou cognac de boa qualidade

200 ml de molho demi-glace (molho roti)

200 ml de creme de leite

320 g de tagliatelles frescos

25 g de manteiga

1 cenoura cortada em tiras finas

1 abobrinha cortada em tiras finas

120 g de ervilhas frescas

 

 

Preparo

 

Molho de cogumelos morilles

 

Coloque os morilles secos por 15 minutos no Brandy. Faça uma redução de creme de leite e finalize com molho de frango demi-glace (caldo de galinha reduzido pela metade), e adicione os cogumelos.

 

Massa fresca (tagliatelle) com legumes

 

Cozinhe a massa por 10 minutos na água salgada. Após tirar da água, adicione o alho, acrescente a manteiga e os cubinhos variados de legumes no momento de servir.

 

Peitos de frango caipira

 

Cozinhe os peitos de frango a vácuo e, antes de servir, grelhe-os na chapa com manteiga.

 

Rendimento: 4 porções

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal