|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




18/04/2011
 

Decoração

 

Simplesmente Olga Krell

 

Ela é um luxo.  Nascida na Polônia, mas brasileira por opção é mãe de três filhos. Fala fluentemente inglês, francês, polonês e alemão. Além, é claro, do português. Em 1958 concluiu seu mestrado em arquitetura pela Cornell University, de Ithaca, New York e em 1982 terminou o curso de especialização em Publishing pela Stanford University, de Stanford, Califórnia. Por três anos, trabalhou como arquiteta nos Estados Unidos. Ao retornar definitivamente para o Brasil, trabalhou por mais de um ano na área. Em 1963, ingressou na Editora Abril e passou por diversos cargos relacionados às revistas femininas da empresa. Entre eles, o de diretora do Estúdio Fotográfico. Durante seus anos de editora, fez estágios na Newsweek, Meredith Corporation, Hearst nos Estados Unidos. Na Europa, estagiou na Gruner & Jahr e na Burda, empresas alemãs, e no grupo Mondatori na Itália. Em 1976 assumiu a diretoria da revista Casa Cláudia. Como editora e publisher dirigiu a revista até junho de 1990. Depois, com sua própria empresa, a agência de publicidade e de prestação de serviços de comunicação Olga Krell Associados, passou a compor uma carteira própria de clientes, especialmente no ramo casa-decoração, ao mesmo tempo em que assumiu a direção editorial da revista A&D - Arte e Decoração da Editora Azul. Em 1993 lançou seu primeiro livro Saber Receber, pelas Editoras Best Seller e Círculo do Livro. Em 1997, parte para seu voo solo, e cria uma nova revista lançada em junho, a Espaço D, também dedicada ao segmento casa-decoração, voltada ao estilo way of life de viver e morar. Olga Krell também foi agraciada com o Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo. Recebeu, ainda, o Premio Top Of Mind Brasil, da Inbrap, na categoria publicidade, e em 2006 recebeu o título de Professora Honoris Causa, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desde 2008 coordena revistas na On-Line como editora e publisher. Este ano, em que a Casa Cor São Paulo completará 25 edições, ela será uma das curadoras do evento que acontecerá de 24 de maio a 12 de julho no Jockey Club. Apesar de sua agenda apertada, foi muito gentil em conceder esta entrevista à revista eletrônica Divina Proporção.Com.

 

Foto: Divulgação

 

Divina Proporção.Com – Este ano a senhora será curadora da Casa Cor São Paulo, sob o tema: Dia a Dia Com Tecnologia. Como isto aconteceu?

Olga Krell – Ajudei a primeira Casa Cor a começar.  Então, agora, vou dar idéias da hora da saudade, relembrar o início para podermos preparar ambientações que lembre os profissionais e a decoração da época, há 25 anos.

Divina Proporção.Com – O que a senhora irá acrescentar aos visitantes da mostra?

Olga Krell – Comentei um pouco na resposta anterior. Só para ressaltar, os visitantes vão ter uma ala de fotos, “memorablia” lembrança do início da Casa Cor.

Divina Proporção.Com – E sobre os profissionais que estão participando? O que a senhora tem a dizer?

Olga Krell – A maioria são jovens profissionais, mas ainda têm nomes como o de Jorge Elias, que estão desde o inicio do evento.  Este ano, o Jorge vai fazer o living.

Divina Proporção.Com –  São anos editando revistas de decoração. E, o Bobby, seu filho, sempre ao seu lado. O que ele faz agora?

Olga Krell – São mais de 40 anos, e o Bobby, marqueteiro e diretor de publicidade, trabalha nas mesmas revistas que eu edito agora na On Line Editora. Uma boa combinação, não é?

Divina Proporção.Com – Existia o prêmio A&D de Decoração. Hoje, há o prêmio On Line Editora Olga Krell de Decoração. Trata-se de uma parceria?

Olga Krell – Como trabalho na On Line Editora, nós juntamos os nomes  e continuamos o prêmio. Dá tudo certo.

Divina Proporção.Com –   A senhora continua editando revistas? Quais?

Olga Krell – Sim. Decoração e Estilo Casa, e Decoração e Estilo Festas.

Divina Proporção.Com –   Quais são seus planos para o mercado editorial de decoração no Brasil?

Olga Krell – Os mesmos de sempre. Há muitos anos, quero que a decoração e a arquitetura tornem-se um mundinho separado, cheio de cultura, atualidade e talento.

Divina Proporção.Com – O que falta no mercado editorial de decoração no país? Será que este mercado está saturado?

Olga Krell – Não falta nada. Tem até títulos demais de decoração para cada nível social. Quando comecei tinham as revistas Casa e Jardim e Casa Cláudia. Hoje, acredite ou não, existem 52 títulos na área.

Divina Proporção.Com –   Qual sua opinião sobre a decoração brasileira?

Olga Krell – A nossa decoração não deve nada para os outros países. Estamos tão bons quanto os Estados Unidos e a Europa.

Divina Proporção.Com –   E sobre o design nacional?

Olga Krell – Assim como na decoração, o talento brasileiro é reconhecido mundialmente. O design é inovador e atualíssimo.

Divina Proporção.Com –   E a arquitetura?

 

Olga Krell – A arquitetura prima internacionalmente há mais tempo ainda. Começou a chamar atenção na construção de Brasília, com o Niemeyer (com quem fiz estágio no meu último ano de faculdade) e o Lúcio Costa, e continua revolucionária.

Divina Proporção.Com –   Quais os jovens talentos (arquitetura, decoração e design) que despontam no cenário nacional?

Olga Krell – Difícil apontar entre tantos, mas a Patrícia Anastassiadis, a Débora Aguiar, o João Armentano, a Fernanda Marques, os nomes top de linha.

Divina Proporção.Com – Quando os assuntos são  decoração, arquitetura e design, para onde caminha a humanidade?

Olga Krell – Espero que para o conforto, a racionalidade, a beleza, a praticidade e os cuidados com a natureza, além de ética profissional.

Divina Proporção.Com –  Quais as perspectivas para os novos profissionais dessas áreas no país?

Olga Krell – Muito boas. Há muita construção. O hábito de decorar e morar bem são crescentes e a arquitetura está em ascensão.

Divina Proporção.Com –   É   bom ser Olga Krell?

Olga Krell – Sim. Só que preferia voltar uns 30 anos. Gosto quando as pessoas me reconhecem e participam do crescimento das revistas.

Divina Proporção.Com –  O que a senhora faz para estar sempre atualizada?

Olga Krell – Viajo ao exterior e registro as principais feiras do setor (enxoval, mobiliário, decoração), que são determinantes das tendências que irão se refletir no Brasil. Participo de palestras, cursos e convenções. Mantenho contato com editores, designers e fabricantes. Visito os principais pontos do Brasil realizando reportagens e mantendo contato com profissionais, público consumidor, industriais e lojistas.   

Divina Proporção.Com –   Ao olhar para trás, como a senhora descreve sua carreira?

Olga Krell – Trabalhei muito, formei muita gente e foi gostoso trabalhar junto. Fui metida, querendo crescer e aparecer, viajei e fiz estágios no mundo inteiro que me ajudaram, a me firmar. Bem, cheguei a uma posição invejável.

Divina Proporção.Com –   O que a Olga Krell ainda não realizou?

Olga Krell – Possivelmente, fazer mais revistas com staff maior.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal