|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




26/05/2011
 

Beleza

Pele sempre bonita e saudável

 

Em qualquer época do ano é bom cuidar da pele. Assim, quando o verão chegar é possível exibi-la sem medo. Especialistas dão todas as dicas para mantê-la sempre bela e saudável.

 

Imagem: Divulgação

Esteticista Alessandra Sallum da Clínica Bella Linea. 

Já nas estações que antecedem o Verão é preciso cuidar da pele. É bom lembrar que sol em excesso pode causar envelhecimento precoce, queimadura e até mesmo câncer de pele. Na infância e adolescência, exposições repetidas sob o astro rei, sem os cuidados básicos, prejudicam a epiderme, e os efeitos se acumulam ao longo dos anos. Como esses danos não são percebidos de imediato, muitas pessoas se descuidam.

O primeiro passo para recuperar a pele desgastada pela exposição solar é mantê-la sempre limpa, hidratada e protegida (ver quadro). O médico Valcenir Bedin que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia faz um alerta: “A pele é um órgão de defesa do organismo, serve como envoltório protetor contra agressões. Protegê-la com aplicação de filtro solar, com fator de proteção 15 (no mínimo) é básico e imprescindível em qualquer época do ano. No Verão, o FPS pode subir para 30”.

Além do Sol, outros fatores podem prejudicar a pele. Por exemplo, quando a temperatura cai, o clima fica mais seco e o vento frio chega, a pele de muitas pessoas adquire um tom avermelhado. Casos assim podem ser decorrentes de um problema conhecido como rosácea (pele avermelhada com facilidade). O portador, muitas vezes, desenvolve pequenas veias dilatadas próximas ao nariz e às bochechas, e ainda lesões que lembram acnes.

Este tipo de pele pode adquirir avermelhamento intenso e rápido quando exposta a outras situações como: ventos, exercícios físicos, bebidas quentes (café, chá etc.), bebidas alcoólicas, comidas quentes ou muito condimentadas, chocolates, molhos de tomate, estresses, mudanças intensas de humor (raiva, nervosismo, vergonha etc.).

“Não foi descoberta a causa para esse problema. Porém, conclui-se que há certa tendência étnica e até genética”, explica Ademir Jr., dermatologista e membro daSociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

Segundo o médico, pessoas de pele clara estão entre as mais suscetíveis, apesar de esta não ser uma regra em populações tão miscigenadas quanto à brasileira. Acredita-se, também, que fatores que envolvam ácaros e até mesmo uma relação com infecções do trato digestivo pela Helicobacter Pylori (bactéria conhecida por causar gastrite e úlcera péptica) colaboram para o desenvolvimento do problema.

Em casos mais severos, pode acometer a conjuntiva dos olhos e promover um crescimento dos tecidos centrais da face como nariz e bochecha, que ficam mais protuberantes. E, ainda, ocorrer deformação da anatomia do nariz.

Os tratamentos devem ser com sabonetes e cremes que tenham como proposta reduzir a hipersensibilidade, hidratar, acalmar e deixar a pele menos reativa. O uso de vitaminas, antioxidantes, derivados de vitamina A e antibióticos por via oral também ajudam. Mas, obviamente, prescritos por um especialista.

“Além disso, alguns tratamentos com laser e luz pulsada têm efeito clareador na pele que estiver manifestando avermelhamento permanente. Para os vasinhos, as escleroses com laser são o que há de melhor”, acrescenta Ademir Jr.

É bom lembrar que mesmo nos dias nublados, a exposição solar excessiva é nociva à saúde. “É preciso informar à população que os cuidados com a epiderme devem ser observados constantemente e o autoexame é essencial para detecção e tratamento precoces do câncer de pele. Essas atitudes aumentam as chances de cura da doença”, finaliza Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e Diretor do Instituto Paulista de Cancerologia. Por tanto, fique atenta aos sinais da sua pele e cuide-se sempre!

Quadro

A esteticista Alessandra Sallum da Clínica Bella Linea 

dá dicas simples e práticas que ajudam a manter a pele sempre bonita e saudável. Elas devem ser realizadas diariamente.

1- Usar filtro solar diariamente. Mesmo que não dia não esteja ensolarado.. O filtro solar tem a função de proteger a pele contra os raios ultravioletas, que são prejudiciais a pele, pois provocam manchas, envelhecimento precoce e no pior dos casos câncer de pele.

 
2- Limpar, tonificar e hidratar a pele. Mesmo quem não usa maquiagem, deve  limpar a pele com um sabonete adequado para cada tipo de pele, tonificar e hidratar. Lembrando que também as peles oleosas também precisam de hidratação, pois  perdem água. Para estas peles, os melhores hidratantes são em forma de gel, gel-creme ou loções cremosas oil free. O ideal é que passe por um profissional para analisar o tipo de pele e indique os produtos certos. Vale lembrar que fazer uma limpeza de pele uma vez por mês é fundamental para eliminar as impurezas, cravos e espinhas e deixá-la mais bonita e rejuvenescida.
 
3- Alimentação saudável e muita água. O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Prefira uma dieta balanceada usando todos os grupos alimentares. Dê ênfase às fibras. Coma verduras e frutas com casca, que melhoram o funcionamento do intestino, o que é meio caminho para uma pele bonita. Por outro lado, reduza gorduras, frituras, açúcares e carne vermelha. Não esqueça de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, pois de nada adianta encher a pele de cremes, se não repuser os líquidos que a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo.
 
4-Dormir bem. Uma boa noite de sono é fundamental para uma pele saudável. O ideal na maioria dos casos é uma noite de 8 horas diárias, que poderá ajudar a retardar o processo de envelhecimento da pele. Dormir tempo suficiente também é essencial para combater o estresse, fator que pode ajudar na saúde da pele.
 
5-Nada de vícios. Os males do cigarro para a pele são evidentes: pioram a oxigenação do tecido e, por conseqüência, agravam problemas como inflamação e ardência. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande favor que você faz para sua pele.

Receita de hidratação

Caso sua pele esteja muito prejudicada pela ação solar, o ideal é fazer uma hidratação profunda. Veja como:

Escolha um azeite de boa qualidade e separe de 10 a 20 ml. Aqueça-o de forma que fique apenas morno para não queimar a sua pele. Espalhe-o com  algodão nas partes do corpo que você vem sentindo que estão mais ressecadas. Em seguida, enrole um filme plástico nos braços, pernas, enfim, nos locais que você sente necessidade de hidratar. Deixe-o por 20 minutos, e retire-o com lavagem suave.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal