|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




09/08/2011
 

Gastronomia

 

Fondue: delícia suíça.

 

Especial para as noites de inverno, o fondue conquistou os quatro cantos do mundo e caiu no gosto até dos países tropicais. No inverno ou em qualquer  outra estação, os brasileiros podem desfrutar das variadas criações deste saboroso prato em restaurantes especializados.

 

Imagem: Divulgação

Festival de Fondue no Red Angus

 

Com a extraordinária qualidade do queijo suíço, o fondue reserva segredos sobre a verdadeira história de sua criação. Originária da Suíça, a lenda diz que a receita surgiu pela falta de mantimentos na Segunda Guerra Mundial, na área rural. Devido aos rigores do inverno, camponeses produtores de leite que moravam nas montanhas, não tinham como se deslocar para as cidades. Por fabricarem uma grande quantidade de queijo, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e principalmente nutritiva. Eles derretiam as sobras deste alimento e as molhavam no pão para que ficasse macio. A fim de acelerar o processo de fundição e conservar a massa de queijo sem o risco de estragar passaram a acrescentar à mistura uma espécie de aguardente ou vinho.

 

Segundo alguns estudiosos, a palavra fondue apareceu na Idade Média, e é derivada do verbo fondre (derreter, fundir). Há séculos atrás, os camponeses  tinham em mente justamente esta idéia: liquidificar os produtos artesanalmente para conservar a produção.

 

A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chef Conrad Egli passou a servir o prato em seu restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque. Como complemento criou o de chocolate como sobremesa.

 

Atualmente, esta genuína invenção suíça atrai apreciadores de um bom vinho, e amantes da tranquilidade. Para acompanhar as deliciosas variantes do foundue basta usar a criatividade. Pedaços de pães, frutas e os alimentos que a imaginação permitir são mergulhados nele com talhares especiais, e saboreados calmamente em meio a longos bate-papos.

 

Com o passar do tempo, nasceram outras versões como o de carne e o de camarão, que são adaptações da técnica de servir. Cada receita pode ser combinada com molhos e cremes especiais, ou mesmo por itens simples como chutney, mostarda, catchup e maionese.

 

O Festival de Fondue já começou no Red Angus e vai até o dia 15 de agosto. Desta vez a novidade é na receita (carne regrada ao vinho Malbec e licor de cereja). Mais informações no site do restaurante.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal