|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




19/08/2011
 

Beleza

 

 

Pele linda e dourada

Bronzeado, sim. Vermelhidão, ardência e descamação, não. A seguir, dicas de dermatologistas e esteticista para cuidar e manter a pele saudável e bonita até a estação do sol chegar.

 

Imagem: Divulgação

Spa Kabanah tem limpeza de pele muito apreciada pelos homens

 

É fato, o verão está chegando, e não há quem resista ao tom dourado de um belíssimo e sensual bronzeado. Mas, não penalize sua pele abusando da exposição solar para ganhar a cor do pecado. Existem alguns cuidados e regrinhas que devem ser respeitados sempre e, além disso, profissionais dão outras dicas valiosas para a cútis sair ilesa da estação mais quente do ano.

 

A pele é o maior órgão humano. Ela representa cerca de 15% do peso total do corpo.  “Por conta da incidência de raios ultravioletas, ela fica mais vulnerável a queimaduras solares, a aparecimentos de manchas e de sardas, ao envelhecimento cutâneo e ao aumento das chances de desenvolvimento de câncer de pele”, afirma o dermatologista, Ricardo Sousa.

 

Filtros solares

 

É preciso, então, tomar vários cuidados. “O primeiro deles é não esquecer o uso de filtros solares. Eles devem ser aplicados em todas as áreas expostas do corpo. Hoje, há uma gama enorme desses produtos no mercado. O FTP deverá ser de no mínimo 30 e de preferência com proteção UVA e UVB, descritas na embalagem (ver quadro). O FPS pode oferecer proteção baixa 2 e mais elevada de 100. Entretanto, nenhum deles protege 100% a pele”. 

 

Segundo o médico, para as peles oleosas são indicados protetores em gel ou gel-creme, ou ainda, em loção oil-free, que evitam o aparecimento de cravos e espinhas. Para as mais secas, a preferência é para loções hidratantes ou cremes. Recomenda-se que os filtros sejam aplicados 30 minutos antes da exposição solar. Depois, a cada três ou quatro horas, e se o corpo estiver em exposição direta ao sol a cada duas horas e sempre que sair da água. Lembre-se: camadas fininhas não protegem, e é preciso espalhar bem e de forma uniforme o produto.

 

Cuidados básicos

O primeiro cuidado é aumentar a ingestão de água, uma vez que durante o verão a perda de líquidos pela transpiração é maior (ver quadro). “Nessa época do ano, somos propensos a tomar mais banhos. Devemos, então, evitar que sejam  demorados e temos que dar preferência para água morna e não fria para não levar a pele a um maior ressecamento”, acrescenta o dermatologista.

Recomenda-se o uso de sabonete suave utilizado somente em um dos banhos, nos demais apenas uma ducha com água para refrescar.

Para tornar a pele moreninha, existem, ainda, no mercado os bronzeadores. Eles têm como função aumentar o tom bronze na pele pela maior penetração dos raios ultravioletas. Mas, hoje, são praticamente proscritos pela comunidade médica pelos riscos de queimaduras solares, aumento da incidência de câncer de pele e aceleração do envelhecimento.

 

Já os autobronzeadores são uma alternativa para ter a cútis bronzeada sem tomar sol. Portanto, não faz mal usá-los. O único cuidado é  quanto sua aplicação, que deverá ser uniforme para não ficar com tons desiguais em várias partes do corpo. É preciso atentar para joelhos, cotovelos e pescoço para não deixá-los com acúmulo dos produtos.

 

Para a aplicação dos autobronzeadores a dica é antes de seu uso, hidratar bem a pele com creme espalhando-o de maneira uniforme e não deixar acumular nas dobras. 

 

Aplique o autobronzeador uma vez ao dia até conseguir a cor desejada e depois a cada cinco ou sete dias para mantê-la. Mas antes, faça uma esfoliação para deixar a pele mais uniforme.

Diga não às câmaras de bronzeamento artificial, que fornecem à pele radiação ultravioleta e todos os riscos e consequências como manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.

 

A dermatologista, Adriana Conti, ainda, recomenda: “Acredite que não se deve abusar do sol entre 10 e 16 horas, pois existe a possibilidade de queimaduras mesmo nesse horário. O risco de câncer de pele ocorre durante o dia inteiro. Além disso, diversas doenças como lúpus e melasma, são pioradas pelo sol. Principalmente, com a incidência na pele dos raios UVA, assim o cuidado deve ser constante”. No mais: relaxe e aproveite intensamente o astro rei.

 

 

UVA e UVB

 

O que são e como agem sobre a pele

 

 

A dermatologista, Adriana Conti fala mais sobre os raios UVA e UVB.

 

UVA: incide o dia inteiro na pele com a mesma intensidade e pode provocar queimaduras. Tem maior poder de penetração, que o UVB. Alcança a junção da epiderme com a derme e modifica a estrutura natural de substâncias como o colágeno e a elastina, que são responsáveis pela firmeza da pele.  O UVA é cumulativo e contribui para o envelhecimento precoce.  Ele é o principal responsável pelo bronzeamento, ativando a produção de melanina. Novos estudos comprovaram que ele pode provocar câncer de pele.

 

UVB: Está presente o dia inteiro, mas com muito mais intensidade das 10 às 16 horas. É o principal responsável por queimaduras e vermelhidão na pele. Tem efeito cancerígeno maior que o UVA, e também bronzeia a pele, mas queima com muita facilidade.

 

 

 

Cuidados básicos com pele para o verão

 

Dez dicas dadas pela esteticista e coordenadora da Clínica Bella Línea, Eliana Spósito Rocha

 

1 - Limpar e hidratar a pele do rosto diariamente. Para lavar e limpar bem a pele sem ressecá-la, dê preferência aos sabonetes glicerinados e neutros e use um hidratante adequado ao seu tipo de pele. 

 

2 – Proteger. Usar protetor solar diariamente e reaplicar a cada três horas. Se ficar diretamente exposta ao sol, reaplique a cada hora. Procure o um protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Vale lembrar, que o protetor para o corpo, não deve ser usado no rosto. 

 

3 - Esfoliar a pele do corpo. O ideal é esfoliar  uma vez por semana, principalmente antes do período em que a exposição ao sol será mais intensa.

 

4 - Hidratar a pele do corpo. Aplique um hidratante diariamente após o banho e intensifique,  após a exposição ao sol.

 

5 - Limpar de pele. Faça uma limpeza de pele, uma semana antes das férias de verão.

 

6 - Peelings de verão. Você pode usar sem medo, pois são específicos para esta estação, são peelings enzimáticos. Eles deixam a pele renovada, viçosa e pronta para receber todas as propriedades dos cremes que você usa.

 

7- Aplique óleo no corpo antes do banho.  Ele evitará aquela sensação de ressecamento da pele, que se sente após a exposição ao sol. Você poderá escolher o óleo de amêndoas, o de semente de uva ou outro de sua preferência.

 

8- Água.  Beba muita água, pelo menos dois litros ao dia para ficar hidratada.

 

9 - Alimentação. Procure alimentar-se de maneira saudável, prefira os alimentos leves, nutritivos e ricos em vitaminas.

 

10 - Antes de dormir. Lave seu rosto antes de dormir e logo após, use o hidratante adequado ao seu tipo de pele e específico para a sua idade.

 

A dica do Spa Kabanah é  limpeza de pele com máscara facial de argila. Trata-se de um tratamento especial para a purificação da pele que inclui aplicação da máscara  e de massagem com as mãos. Ela é muito apreciada também pelos homens.

 

Dica de leitura

Dicas para uma vida melhor. Quem nunca teve a sensação de que o tempo voa ou de que o ano mal começou e já está na metade ou quase no final? Essa constatação, entre tantas outras, leva à reflexão de como usar melhor o tempo ou, como se diz, de como não perder tempo, para viver melhor. Claudia Tenório, autora do livro, alerta que muitas pessoas querem vencer no trabalho ou ter uma vida familiar feliz, mas deixam de fazer as coisas essenciais para que isso aconteça. Neste livro, ela aborda conceitos básicos que podem agregar valores e levar o leitor a ter uma vida melhor. Edições Loyola.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal