|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




05/12/2011
 

Gastronomia

Berinjela: sabor da Índia

Saiba mais sobre esta delícia com a nutricionista Dafne Oliveira e aproveite a receita de Viko Tangoda.

Imagem: Divulgação

Viko Tangoda dá a receita da Berinjela Grelhada Acompanhada de Molho Rústico de Tomatinhos ao Perfume de Laranja

Existem vários tipos deste fruto que se diferencia pelas cores. A mais comum é a vermelha escura ou roxa, mas pode também ser branca, embora esta seja rara. A berinjela é uma hortaliça pertencente ao grupo do pimentão, da batata e do tomate. Originária da Índia é cultivada na Ásia desde a Antiguidade.   É rica em vitaminas e minerais. Faz muito bem à saúde e apesar de não ser muito consumida no Brasil, rende pratos deliciosos.

Rica em vitaminas A, B1, B2 e C, a berinjela é um excelente aliado no combate ao envelhecimento. Tem ação antioxidante e assim como o magnésio ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico. “Outro componente importante desse alimento é o cobre, que atua no sistema nervoso central, e desempenha papel fundamental no controle do corpo”, diz a nutricionista Dafne Oliveira.


Assim como na maioria dos alimentos, boa parte dos nutrientes da berinjela está na casca. “Esta é rica em antocianinas e flavonóides importantes propriedades antioxidantes. Por isso, deve ser consumida sempre com a casca”, esclarece a nutricionista.

A mais comum de se encontrar por aqui é a de casca vinho-escura. “Quando for comprá-la, o ideal é que esteja firme, com a casca brilhante e sem nenhum machucado”. Com tanta riqueza nutricional, é um alimento constante no cardápio dos vegetarianos. “Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter a temperatura corpórea. O corpo hidratado favorece as reações químicas nas células corporais, apresenta também uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino”, afirma.

É um dos alimentos que possui ação antiinflamatória e auxilia no processo de  emagrecimento saudável. Também, protege moléculas de DNA, prevenindo assim processos carcinogênicos e reduz a possibilidade de formação de coágulos, o que aumenta a biodisponibilidade destes fenóis por meio do cozimento.

Para apreciar o sabor da berinjela, a seguir Viko Tangoda dá a receita da Berinjela Grelhada Acompanhada de Molho Rústico de Tomatinhos ao Perfume de Laranja.

Receita

Ingredientes

450 g de berinjela (de preferência a japonesa)

300 g de tomatinhos cereja

300 g de cebola (1 pequena)

10 g de alho (1 dente)

10 sementes de erva doce

06 g de alcaparras (01 colher de chá)

casca de laranja

suco de 01 laranja

azeite de oliva

sal

 

Preparo

Corte as berinjelas em rodelas de aproximadamente 3,5 cm de altura, tempere levemente com sal e coloque em uma frigideira antiaderente untada com uma colher de sopa de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo bem baixo (o máximo possível). Quando estiverem levemente douradas, vire as berinjelas e espalhe no fundo da frigideira mais uma colher de sopa de azeite de oliva. Tome o cuidado de não colocar azeite demais, pois a berinjela absorverá tudo o que for colocado e ficará encharcada. Quando estiver bem dourada e macia, retire do fogo, resfrie e reserve.

 

Molho

Corte os tomatinhos ao meio no sentido do comprimento e reserve. Corte a cebola ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas e reserve. Pique muito bem o alho e reserve. Descasque a laranja e elimine toda a parte branca. Corte em julienne (tiras finas) e leve ao fogo em uma pequena panela com água até levantar fervura. Escorra e repita o procedimento mais três vezes. Escorra e reserve. Em uma frigideira coloque três colheres de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola até ficar transparente mas sem dourar. Acrescente o alho, as alcaparras, as sementes de erva doce e refogue mas um pouco. Acrescente os tomatinhos, o suco de laranja e uma colher de café rasa das juliennes de laranja (aconselho ir colocando aos poucos e experimentando para que o sabor da laranja não predomine no molho). Cozinhe alguns minutos em fogo baixo sem deixar que os tomatinhos se desmanchem completamente. Resfrie e reserve

 

Montagem

Em um prato coloque uma berinjela grelhada e ao lado uma porção do molho de tomates. Decore com um galhinho de cerefólio ou erva de sua preferência

Rendimento: 15 mini porções

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal