|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




17/02/2012
 

Decoração

Colorir é a questão

Conheça mais sobre o assunto com a arquiteta Carla Dichy.

Imagem: Divulgação

Desde que o homem é homem, ele convive com a cor. Por isso, ela é fonte constante de estudos e pesquisas para que dela se forme o pensametno através dos tempos.

Mas o que é ela realmente é? A cor está relacionada com os diferentes comprimento de ondas do espectro eletromagnético. É percebida pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Ela está presente em tudo.

Considerando a cor como luz, a branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (verde, azul e vermelho), enquanto a preta é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Nos ambientes, a cor de uma casa pode revelar a personalidade de quem vive ali. Os móveis e as pinturas das paredes são usados para alegrar ou até mesmo criar uma atmosfera de bem-estar em um ambiente. Em quartos de bebê, por exemplo, opte por cores neutras e claras como os tons de azuis e violetas, que normalmente tranquilizam.

Para não errar no uso de cores vibrantes como vermelho, amarelo e laranja, o ideal é dosar e criar uma harmonia no ambiente. “O melhor é sempre não exagerar, tentar usar cores complementares ou nuances do mesmo tom” explica Carla Dichy. “Muitas vezes por medo de errar escolhemos cores muito claras e pálidas que acabam ficando sem graça e deixando o espaço morto. Se quiser usar cor, use para valer. Sugiro sempre olhar várias opções de tons da mesma cor e se possível até fazer testes na parede para se certificar quais tons são mais adequados, existem latinhas pequenas de tinta para testes” diz a arquiteta.

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal