|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




27/02/2012
 

Gastronomia

Alimentação mais que saudável

Os hábitos alimentares estão mudando. E, cada vez mais pessoas procuram ingredientes e pratos que possam satisfazer o paladar, mas focados no bem-estar.

Imagem: Divulgação

Nhoque do site Comida e Receitas

 

Hábitos alimentares saudáveis, segundo alguns especialistas, pode ser o início de um caminho em direção a reeducação alimentar que muitas vezes levará ao vegetarianismo. Afinal, cada vez mais cresce o número de pessoas que se declaram adeptos dos vegetais. Todavia, no vegetarianismo estrito, os indivíduos comem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo do cardápio a carne e seus derivados. Em alguns casos, consomem ovos e leite, e são conhecidos como ovolactovegetarianos, e os lacto-vegetarianos que se alimentam de leite e laticínios. A vida de um vegetariano não é simples, afinal sempre está rodeado de pessoas que comem carne, e para os mais radicais isso é como uma tortura.

É comum o vegetariano não tomar café, apesar de ser um item exclusivamente de origem vegetal. Não fazem parte da dieta, o consumo de produtos como refrigerante, açúcar e fritura. Pensando neste público, e nas pessoas que sempre os recebe de surpresa para alguma refeição, o Comida e Receitas preparou uma seleção de pratos surpreendentes. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível adaptar os pratos que levam algum tipo de carne ao paladar vegetariano. As massas também podem fazer parte desse cardápio saudável e seleto. A dica é um delicioso Nhoque, cuja a receita de Lívia Amaral foi encontrada no site e é reproduzida abaixo.

Outros benefícios

Quem nuncasentiu uma sensação de bem-estar depois de um almoço saudável? Já é certo que os alimentos podem afetar o humor. Pesquisas em todo o mundo, como as da nutricionista inglesa Amanda Geary, da Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor),  apontaram que um prato equilibrado com os ingredientes certos pode fazer bem não somente à saúde do corpo, como também desencadear sensações de tranquilidade e melhora da autoestima.

 

No livro A Dieta do Bom Humor, Sonia Tucunduva Philippi, pesquisadora da USP, relata como as pessoas depositam na alimentação a responsabilidade pela felicidade. “Durante um delicioso café, engolimos adicionalmente o estresse do trabalho e da vida urbana. As relações entre alimento e sentimento são tão primitivas para o ser humano que se estabelecem bem no comecinho da vida, quando, aos sermos colocados no peito materno, esboçamos um sorriso de prazer que nos faz adormecer felizes”, escreve.

 

No cenário brasileiro, a busca por alimentação de qualidade tem impulsionado o mercado de fast-food saudável. A tendência ainda é a procura por refeições rápidas, em razão da correria do dia a dia, mas dessa vez o destaque fica por conta dos restaurantes que oferecem alimentos leves e balanceados.

 

“As pessoas estão deixando de lado a obsessão por dietas e valorizando a reeducação alimentar, que incentiva hábitos alimentares saudáveis. Por mais que falte tempo, há mais preocupação com saúde e qualidade de vida. Também se sabe que pratos mais coloridos e diversificados ajudam na melhoria do humor e, por esse motivo, os cardápios são pensados de modo a atender a essas expectativas”, explica a nutricionista Débora Jureidini Tozo, que presta consultoria à rede de restaurantes Mixirica.

 

Outra mudança de comportamento, segundo a nutricionista, é a realização de várias refeições ao longo do dia. O hábito de se alimentar a cada três horas reduz a capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica, faz com que o organismo trabalhe mais para metabolizar nutrientes, controlando o apetite e evitando os exageros da alimentação compulsiva. Então, que tal adquirir novos hábitos e atentar mais para cardápios diferenciados e saudáveis? Pode ser um bom começo.

 

Nhoque mais que saudável

Ingredientes

  • 2 batatas cozidas e amassadas
  • 1 xícara (chá) de ricota amassada
  • 1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
  • 1 clara
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo

Molho

  • 4 tomates sem pele e sem sementes
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de tomilho

Preparo

  • Misture todos os ingredientes da massa, até que fiquem bem homogêneos.
  • Encha uma panela grande de água e leve ao fogo.
  • Quando a água começar a ferver, coloque o nhoque.
  • Conforme as bolinhas forem subindo, retire-as e coloque em um escorredor.

Molho

  • Bata, no liquidificador, a cebola, os tomates e o alho.
  • Em seguida, coloque a mistura em uma panela, acrescente o sal e tomilho e deixe cozinhando por cerca de 20 minutos.
  • Coloque o nhoque em uma travessa bem bonita, e deseje o molho sobre a massa.


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal