|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




23/03/2012
 

Comportamento

Não ao boicote!

Fernando Elias Machado José é Mestre em Cognição Humana  pela PUCRS, graduado pela ULBRA Canoas, pós-graduado pela PUCRS, UFRGS e pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Há 16 anos trabalha com psicoterapia focada na abordagem cognitivo comportamental. Desenvolveu há mais de dez anos um projeto voltado para a preparação de candidatos a concursos e vestibulares. Realiza atividades como consultor comportamental em empresas no RS.  É autor dos livros: Concursos – Faça sem medo: entenda, domine e supere, lançado recentemente pela Editorial Artes e Ofícios e Superando Desafios: como se preparar para provas, vestibulares e concursos, pela WS Editor, Série Didática. Ele concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com. 

Divina Proporção.Com – O que é se boicotar?

 

Fernando Elias – Boicote é o ato de criar empecilhos a seus próprios interesses, seja por meio de pensamentos ou de comportamentos. Ele pode aparecer através do meio externo em várias situações, ou de cobranças internas.Fernando Elias Machado José é Mestre em Cognição Humana  pela PUCRS, graduado pela ULBRA Canoas, pós-graduado pela PUCRS, UFRGS e pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Há 16 anos trabalha com psicoterapia focada na abordagem cognitivo comportamental. Desenvolveu há mais de dez anos um projeto voltado para a preparação de candidatos a concursos e vestibulares. Realiza atividades como consultor comportamental em empresas no RS.  É autor dos livros: Concursos – Faça sem medo: entenda, domine e supere, lançado recentemente pela Editorial Artes e Ofícios e Superando Desafios: como se preparar para provas, vestibulares e concursos, pela WS Editor, Série Didática. Ele concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.    

Divina Proporção.Com –  Quais as dicas para não cair nessa armadilha?

Fernando Elias – É preciso estar atento, para conseguir identificar e superar todos os boicotes que aparecerem, pois a atenção e o autoconhecimento serão fundamentais para evitar os boicotes. Esta é uma tarefa que algumas vezes pode ser árdua, pois quando a pessoa está comprometida com seus objetivos, pode não perceber os boicotes. Percebendo que tem alguma coisa errada, em sua vida, procure ajuda de algum amigo, familiar ou de um especialista na área emocional para ajudá-lo a identificar e solucionar esses boicotes.   

Divina Proporção.Com –  Por que há o boicote de si mesmo?

Fernando Elias – De uma maneira bem simples é pela “dificuldade” em se permitir ter sucesso nas metas e objetivos da vida.

Divina Proporção.Com –  Conte em poucas palavras a experiência positiva de alguém depois do seu curso ou palestra?

Fernando Elias – Nas palestras as pessoas tem a oportunidade de aprender a se auto conhecerem e combater quase todas as dificuldades que surgem ao longo de uma caminhada de preparação para provas e concursos. Já tive relatos que a partir desta aprendizagem alunos se conheceram mais e conseguiram realizar provas com maior tranqüilidade e segurança e com isto chegaram à aprovação.

Divina Proporção.Com –  Qual o segredo para o sucesso?

Fernando Elias – Não existe um segredo único para o sucesso, mas sim um conjunto de ações para alcançá-lo. Em primeiro lugar, um bom planejamento viável, depois colocá-lo em prática com crenças positivas, hábitos saudáveis e buscar o equilíbrio entre vida de estudos, pessoal, familiar, boa alimentação e boas horas de sono.

Divina Proporção.Com –   Sua experiência lhe rendeu um livro. Fale sobre sua obra.

Fernando Elias – A obra “Concursos - Faça sem medo: entenda e supere os desafios (Editora Artes e Ofícios)” foi elaborada a partir da minha experiência profissional em preparar pessoas para concursos públicos na área jurídica. O trabalho foi desenvolvido de forma individual e também com atendimento a grupos. Na medida em que o trabalho evoluía comecei a observar muitas semelhanças nos relatos dos alunos, e desta maneira busquei mais informações sobre o perfil deste publico. A obra tem a intenção de ajudar as pessoas a identificar os sentimentos a partir, de uma base sólida da psicologia cognitiva comportamental para que possam realizar as mudanças necessárias em busca da aprovação. A publicação apresenta dicas e também a parte teórica para que as mudanças aconteçam.

Divina Proporção.Com –   Quais os próximos passos seus para alcançar degraus mais altos?

Fernando Elias – Um planejamento sólido em busca de novas publicações, a partir de vários estudos práticos nesta área de preparação para concursos.

Divina Proporção.Com – Acrescente as informações que julgar necessárias.

Fernando Elias – Quanto aos boicotes é importante lembrar que eles podem aparecer desde as distrações mais simples até as distrações mais complexas; preste atenção aos seus movimentos; fique atento aos estímulos externos e se você tiver dúvida de estar se boicotando, converse com alguém que está de fora, pois esta pessoa poderá ajudá-lo!

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal