|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




02/04/2012
 

Beleza

 

Cabelos danificados voltam a ser saudáveis

 

 
A aparência dos cabelos conta muito e por isso merecem atenção especial. Médica ensina como mantê-los bonitos e sedosos e cabeleireiro dá as dicas para serem feitas no salão.

 

Quando o cabelo sofre um dano, a camada externa protetora da cutícula, responsável por deixar os cabelos brilhantes, é removida. Produtos químicos são um dos maiores vilões para saúde dos fios, pois removem os ‘hidratantes naturais'. O resultado são cabelos secos, opacos e indomáveis.


De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, "muitos produtos têm sido desenvolvidos para combater os efeitos dos tratamentos químicos excessivos, sendo obrigatória a hidratação regular dos cabelos danificados."


Um dos equívocos mais comuns em relação ao cabelo é acreditar que o mesmo esteja ‘vivo', quando na verdade os fios são inanimados, sendo incapazes de curar a si mesmos quando estão danificados. "Uma vez que o cabelo esteja danificado, ele não pode recuperar-se sozinho, exceto por meio do crescimento de novos fios no couro cabeludo. As mesmas coisas que fazem o cabelo parecer lindo, como o uso de tinturas, permanentes e técnicas para alisamento, podem danificar sua estrutura e afetar sua aparência", explica a médica.


O calor e a química são duas grandes fontes de danos ao cabelo. "Ocorrem diversas transformações no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, resultando em cabelos quebradiços. O cabelo sofre com o calor que pode literalmente ‘fritar' o fio. Ele produz uma condição conhecida como ‘cabelo bolha', onde a água presente nos fios, responsável pela flexibilidade dos mesmos, aquece e evapora, levando à formação de bolhas dentro da haste do cabelo. Sinais que indicam a ocorrência desse tipo de dano são os cabelos que cheiram queimado, com frizz nas pontas e/ou fios quebradiços", afirma a dermatologista.


Neste cenário, surge  a famosa ‘chapinha', bastante popular entre as mulheres que buscam cabelos lisos, ou mesmo a técnica do uso de produtos químicos em combinação com aquecimento dos fios para deixá-los retos - conhecida como ‘escova progressiva'. A Dra. Carolina explica que "a escova progressiva é realizada com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, disjuntores potentes que quebram as ligações químicas responsáveis pelas ondulações dos fios, deixando-os lisos".


Para manter os cabelos saudáveis, procurando seu melhor estado, a dermatologista dá algumas dicas que valem tanto para as mulheres, como para os homens:

 

Dicas


• Use xampus condicionantes e condicionadores regularmente, para melhorar a aparência dos cabelos. Xampus 2 em 1 são uma ótima escolha, pois removem a oleosidade do couro cabeludo, limpam os fios e condicionam ao mesmo tempo. Escolha o xampu e o condicionador com base no seu tipo de cabelo, tais como ondulados ou lisos, e, nas condições do cabelo, tais como danificado ou com frizz. Os produtos não necessariamente devem ser caros para funcionarem bem. O mais importante é que sejam adequados;

 

• Evite tingir os cabelos. Opte pela cor natural quando possível. Caso seja realmente necessário pintar o cabelo, opte por tonalidades próximas à sua cor natural, usando no máximo três tons de diferença. Escurecer os cabelos em invés de clareá-los, é sempre uma melhor opção;

 

• Permita sempre que possível que os cabelos sequem naturalmente;

 

• Quando utilizar o secador, evite a configuração de maior aquecimento. Inicie com uma temperatura mais baixa e aumente gradativamente;

 

• Hidrate o cabelo regularmente;

 

• Se o cabelo ficar quebradiço e com frizz, pare de fazer procedimentos (ex: escova progressiva) e espere o crescimento de novos fios que substituirão o cabelo danificado;

 

• Certifique-se de lavar bem o couro cabeludo, pois é onde o óleo se acumula. Depois, deixe o xampu escorrer nos fios, sem esfregar. Xampu o serve principalmente para limpar o couro cabeludo, podendo danificar os fios se usado em demasia;

 

• Deixe a oleosidade do couro cabeludo determinar a frequência das lavagens. Se seu couro cabeludo é oleoso, lave o cabelo com mais freqüência do que se o mesmo for seco;

 

No salão

É hora de ir ao salão de beleza para reconstruir e tratar os fios danificados. “Aliás, quando os cabelos sofrem danos a camada protetora dos fios (cutícula), responsável pelo brilho e maciez fica completamente comprometida. Então, é necessário um tratamento urgente”, diz o hairstylist e consultor-técnico Ernane Victor. O uso de produtos de tratamento é inevitável. Mas quais os princípios ativos são indicados nestes casos? Acompanhe, a seguir, as sete dicas dadas pelo especialista.

1 - Os cabelos ficaram ressecados pelo excesso de sol e praia? Vá ao seu cabeleireiro e peça uma sessão de reconstrução a frio. Prefira produtos com óleo de Argan, Sericina, extratos vegetais, extrato de bambu, colágeno e Ceramidas.

2 - A cor dos cabelos desbotou? Peça ao seu cabeleireiro para fazer um tonalizante (com a cor que você já está costumada a usar) e aguarde o dia do retoque da cor. Será apenas uma mistura da cor de costume com água oxigenada cremosa de 10 vol.

3 - Os loiros ficaram esverdeados? Use xampu de limpeza profunda pH 7 que irá dilatar a cutícula e ajudar na remoção do tom esverdeado. Se esta cor estiver intensa, vá ao seu cabeleireiro e peça para ele usar um clareador. Se preferir, use um xampu descolorante (uma mistura de xampu, água oxigenada cremosa de 10 ou 20 vol. e pó descolorante).

4 - Os loiros ficaram amarelados? Vá ao seu cabeleireiro e peça para ele tonalizar com tons que contenham violeta (irisado) 10.2/12.02/902. Seu loiro voltará a ficar lindo. Use manutenção para cabelos loiros que tenha pigmento violeta (irisado). Eles ficarão maravilhosos como os da Gisele Bündchen.

5 - Seus cabelos ficaram alaranjados? Peça ao profissional que tonalize os fios com tons acinzentados: 7.1/7.12/8.1. Seus cabelos vão ficar com um bege lindo como os da Beyonce.

6 - Sempre trate seus cabelos. Tenha manutenção de qualidade em casa de acordo com a necessidade dos seus cabelos sejam coloridos, descoloridos, tratados quimicamente. Para cada situação existe um kit com xampu, creme e leave-in. Prefira os que tenham óleo de Argan, óleo de semente de uva, óleo de abacate. Os óleos estão chegando com tudo, fique atenta. De 15 em 15 dias faça uma nutrição no seu cabeleireiro. Para os loiros é obrigatório porque perdem massa proteica,  água, lipídios, aminoácidos,  devido ao processo de descoloração.

7 - Corte os cabelos de 2 em 2 meses, é o que se chama de corte terapêutico para tirar pontas duplas e ressecadas. O procedimento dará um aspecto saudável às madeixas.

 

Dica de leitura

 

Em Como vencer a queda capilar são encontradassoluções para obter melhores resultados no tratamento da queda de cabelos. O  livro do médico Ademir Jr. responde essas e tantas outras perguntas de forma abrangente, mostrando os vários caminhos para a solução do problema que aflige homens e mulheres, pela Caeci Editorial.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal