|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




28/08/2012
 

Decoração

 

Passado organizado

 

Após uma grande obra ou a reforma de um simples imóvel, envolvendo toda a dedicação de um arquiteto e um designer de interiores, chega a finalizadora de projetos Anna Ludmilla. Ela oferece um trabalho aprofundado de percepção do cliente, pesquisa dos objetos já existentes na casa, garimpo das peças de família e das memórias pessoais, e cria ambiente por ambiente de forma única cheia de simbolismos e significados, dando um novo olhar para a decoração. Anna concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com –   Qual a diferença entre arquiteta, decoradora e finalizadora de ambientes?

Anna Ludmilla – A arquiteta trata do projeto de um modo geral. Tudo que engloba as paredes do espaço em questão, dos materiais de revestimento, do layout do projeto e outras coisas mais que podem não ser do meu conhecimento, pois não domino esta área. A decoradora trata dos móveis, das cores do ambiente e, junto com a cliente, o estilo a seguir no ambiente. Finalizadora foi o nome que encontrei para o trabalho que desenvolvi. Trabalho com os acabamentos da decoração, com os toques finais: almofadas, mantas, luminárias, tapetes, esculturas, e acima de tudo dos objetos pessoais dos clientes. O meu objetivo principal é usar este acervo pessoal do cliente na finalização q faço, pois isto é o que vai fazer a diferença em cada projeto.

Divina Proporção.Com –   Por que escolheu esta profissão?

Anna Ludmilla – Quando cheguei ao Brasil depois de 20 Anos na Europa senti falta de "alma" nas casas aqui do Brasil. Pouca influência dos donos e Muita dos profissionais. Achei que podia encontrar um equilíbrio maior com o meu trabalho.

Divina Proporção.Com –   Qual sua formação e como enveredou por esse caminho?

Anna Ludmilla – Sou atriz de formação e trabalhei durante dez anos como produtora de decoração entre uma novela e outra em Portugal. Levava muitos objetos que acabavam por ficar na casa das pessoas. O ambiente ficava completo para as fotos e depois os donos das casas não queriam desmanchar. O meu negócio começou aí.

Divina Proporção.Com –   Quais as vantagens de ter uma finalizadora de ambientes?

Anna Ludmilla – Muitas! Faço uma parte da decoração muito detalhada o garimpo objetos já existentes na casa. É um trabalho muito específico e minucioso, o que às vezes o decorador acaba passando para mim. Trabalho muito em parceria com os profissionais. Sempre seguindo a linha da proposta deles e achando um denominador comum com a personalidade e acervo já existente do cliente. Muitas vezes o decorador acaba o projeto e só depois que ele vai embora é que os clientes começam a espalhar os porta-retratos, os bibelôs, as lembranças das viagens. E por vezes acabam tirando a harmonia da decoração. É aí que eu entro!

Divina Proporção.Com –   Você finaliza também espaços comerciais?

Anna Ludmilla – A minha maior curtição é trabalhar com a história das pessoas, é garimpar objetos importantes e que fazem parte da história delas. Por isso, dou prioridade aos projetos residenciais. Mas este mês estou finalizando uma loja de armários. A ideia é criar personalidade para cada um deles e com isto haver uma identificação do Cliente. Achei super interessante a proposta e encaixa exatamente com o que eu faço.

Divina Proporção.Com –   Como é o mercado para essa área?

Anna Ludmilla – Muito bom e muito carente de atenção nesta parte do processo. É quando o cliente mais precisa de um profissional e muitas vezes já não o tem mais.

 

 

Dicas de leitura

Pensando no mercado profissional e no universo feminino, a Editora Évora apresenta o livro Bem-me-quer, Malmequer – Histórias verdadeiras de mulheres e suas escolhas de carreiras, de Fernanda Angerami e Stella Angerami, empresárias e pioneiras na aplicação de counselling no Brasil, e que, há mais de 20 anos, atuam no mercado corporativo. Um livro que foca a mulher e a carreira profissional compartilhada aos inúmeros papéis que todas são capazes de assumir. Antes de bandeiras ou de causas com discurso feminista, a publicação é feita para pessoas que buscam/querem entender a mulher profissional.

A designer de interiores Marília Brunetti de Campos Veiga comemora 30 anos de uma carreira bem-sucedida, totalmente voltada à sua paixão, o Design de Interiores. Para marcar a data, Marília lança o livro “Marília Brunetti de Campos Veiga Interiores,com temas que tratam das sensações, do aconchego e da identidade de seus projetos. Ao todo serão apresentados dez projetos e quatro mostras de decoração. “Muito mais do que um conjunto de imagens, quero mostrar as transformações positivas que meu trabalho desperta na vida das pessoas”, avalia Marília, cujo estilo contemporâneo consegue traduzir a essência e o dia-a-dia de seus clientes. Marília Veiga é especializada em projetos de altíssimo padrão. Atua nos segmentos residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários no Brasil e Exterior. A obra conta com edição luxuosa, lançada pela Mix Editores, traz prefácio assinado pela jornalista especializada em arquitetura e design Clarissa Schneider e 200 páginas de puro deleite.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal