|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




06/10/2012
 

Decoração

 

By Kamy: tapetes de vanguarda

 

Francesca Alzati trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer e aprendeu que a beleza está na simplicidade dos traços e na pureza da arte. Com Ruy Ohtake assimilou a logística da criatividade. E com Miguel Juliano descobriu o trabalho intenso e correto. Toda essa bagagem profissional conquistada junto a profissionais tão renomados, adquiriu após sua chegada ao Brasil, em 1990. Nessa época, seu pai, um dos altos executivos da FIAT na Itália, foi transferido para Minas Gerais e trouxe com ele toda a família.Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica de Milão e pelo Centro Universitário das Belas Artes de São Paulo, Francesca casou-se com o iraniano Kamyar Abrarpour, fundador e proprietário da By Kamy, que dita tendência no setor de tapeçaria. O encanto por esse novo mundo mesclado a sua bagagem europeia e aliado a toda sua formação em arquitetura, levaram-na, em 1994, a unir-se ao marido no comando da By Kamy. Com ela, a empresa diversificou, assumiu ares mais contemporâneos com seus traços arquitetônicos, expandiu sua criatividade e reinventou conceitos. Anualmente Francesca desenha novas linhas de tapetes que são produzidas no Nepal e na Índia. Investe também na descoberta de novas cores para fugir dos clássicos branco, preto e bege e desbancou as fronteiras dos materiais quando concebeu tapetes contemporâneos produzidos com diversos tipos de fibras. Seu amplo conhecimento chega ao processo de confecção e alcança a lavagem, manutenção e restauração desse produto que veste o chão. Diretora da By Kamy, ela concedeu esta entrevista exclusiva para o Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com –Por que participar do prêmio MCB?

Francesca Alzati – Porque receber o Prêmio MCB é o maior reconhecimento do design brasileiro.

Divina Proporção.Com –Por que a escolha do tapete Marakatú?

Francesca Alzati – O Marakatu é a expressão de um trabalho profissionalmente sério e ético. Ele valoriza o artesanato e a cultura brasileira, correspondendo ao desejo do mercado.

Divina Proporção.Com – Quais as expectativas da empresa para o prêmio?

Francesca Alzati – O reconhecimento de um trabalho mútuo entre empresa, designer e artesãos.

Divina Proporção.Com – Qual o diferencial da empresa comparada as similares existentes no mercado?

Francesca Alzati– A empresa Sérgio Matos Design, que leva a assinatura do Sérgio se reconhece em cada projeto. A transformação da matéria-prima é feita através de uma grande pesquisa artesanal e cultural, com marcante estilo regional.  A by Kamy não se contenta com o óbvio, aprecia suas origens e adora as mesclas culturais. Arrisca em novos projetos para se manter constantemente na vanguarda.

Divina Proporção.Com –  A empresa já ganhou algum prêmio?

Francesca Alzati– O estúdio Sérgio Matos Design, em dois anos de mercado, com participações em importantes feiras e exposições nacionais e internacionais tem em seu currículo prêmios como Design Excellence Brazil e IF Design Award. A by Kamy  encabeçada por Kamyar Abrarpour  há mais de 30 anos, se posicionou no mercado como referência de qualidade e inovação.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal