|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




29/10/2012
 

Design

 

No rádio, show de design.

 

Monica Barbosa é formada em Publicidade, especializou-se em arquitetura e design ao desenvolver projetos de branding para grandes marcas do setor. Profunda conhecedora do comportamento estético e do estilo de viver e morar contemporâneo. Considerada uma profissional formadora de opinião, com visão crítica e certeira sobre novas tendências. Estreou em novembro de 2009 na Rádio Alpha FM, o Living Design, um programa de rádio que apresenta de maneira simples e descontraída as tendências no mundo da arte, as inovações no campo da arquitetura e as referências em decoração e design que são capazes de influenciar diretamente a qualidade de vida das pessoas. O programa tem também como missão fazer com que a cultura do design e da arquitetura seja incorporada pela comunidade e pelos setores público e privado com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir o crescimento sustentável das cidades e promover o desenvolvimento estético do nosso país. Hoje Monica comanda uma rede de conteúdo, o Living Design, com o programa de radio transmitido pela Alpha FM, em São Paulo e pela SulAmerica Paradiso, no Rio de Janeiro E uma coluna no portal da revista Caras, em que comenta as principais novidades desses mundos, desvendando o lifestyle de quem está dando o que falar ao redor do planeta. Ela concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com. – Como nasceu a ideia de ter um programa de design de rádio?

Monica Barbosa – Eu queria despertar o interesse das pessoas, das empresas e do setor publico para compreensão de como a arquitetura e o design podem influenciar a qualidade de vida, o crescimento sustentável das cidades e o desenvolvimento estético do nosso pais. O radio é o veiculo que discute as necessidades e apresenta os assuntos de interesse da comunidade, nada mais oportuno do que levar o assunto para pauta do radio.

Divina Proporção.Com. – Você buscou patrocinadores? Conte um pouco da história de sua entrada no rádio?

Monica Barbosa – Nosso primeiro contato foi com a radio AlphaFM de SP. Eles abraçaram a idéia logo de inicio, mas para estréia precisávamos de um patrocínio. O comercial da radio buscou anunciantes do segmento e estreiamos em 05 de novembro de 2009 com o patrocínio do Shopping DD

Divina Proporção.Com. – Nestes  três anos, o que mudou no programa?

Monica Barbosa – Passamos a cobrir um maior número de palestras sobre arquitetura e design, com intuito apresentar ideias e pensamentos de estudiosos que possam servir de exemplo e inspirar novas ideias. Também acrescentamos novos quadros, como: Os novos Talentos e Dúvida do ouvinte. Lançamos um site com mais informações e melhor navegação.

Divina Proporção.Com. – Você fala em renovação do papel da cozinha em uma casa, como é isto?

Monica Barbosa –   É através do fogo que tudo se irradia... Então nada mais natural que queiramos estar reunidos na cozinha. Como cada vez mais temos menos empregados, e não se admite, por exemplo, que uma mulher apos um dia inteiro de trabalho, se isole na cozinha para preparar o jantar; com falta de segurança nas cidades, queremos ficar mais em casa, portanto recebemos os amigos; e uma necessidade de nos alimentarmos melhor, esse cômodo da casa vem se modificando e se adaptando a estes anseios.

Divina Proporção.Com. – Você avisa que a próxima mudança estrutural será nos banheiros. Explique, por favor.

Monica Barbosa –   Novos equipamentos para essa área estão surgindo como o objetivo de economizar água, energia e dar mais conforto e prazer para os usuários. Nossos banheiros estão ultrapassados em relação a estas idéias. Teremos que em breve reforma-los. É tão necessária essa mudança que o governo deveria fazer uma campanha de incentivo para que a população possa realizar essa reforma.

Divina Proporção.Com. – O que é Casa dos Sentidos?

Monica Barbosa –   É um lar para ser ouvido, cheirado, provados, sentido e admirado. É uma casa que estimula os prazeres dos sentidos. Essencial para uma vida saudável. É uma casa onde os tecidos da cortina e do sofá são naturais, os aromas provocam emoções, a beleza das peças harmonizam o ambiente e nossa alma.

Divina Proporção.Com. – Explique o que é o código de identificação de cores para daltônicos?

Monica Barbosa –   É um código criado pelo designer português Miguel Neiva que possibilita os daltônicos a identificar as cores. A partir da combinação de três símbolos, o ColorADD, permite os daltônicos perceberem diversas cores e tonalidades. Ele já foi implantado em diversos segmentos em Portugal e com certeza será universal em pouco tempo.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal