|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




06/12/2012
 

Decoração

  

Novas cores

 

Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing, Patrícia Fecci é gerente de produtos responsável pelas linhas aerosol, industrial e sistema tintométrico da Sherwin-Williams. É responsável também pelos serviços a especificadores (arquitetos e designers) e Color Studio (show room), desenvolvimento de cores exclusivas para clientes (empresas, construtoras, projetos especiais); participa dos workshops do Color Marketing Group desde 2008; atua com sistema tintométrico e desenvolvimento de cores desde 2004. Há 13 anos na empresa, já passou pelas áreas de comunicação e promoção. Atua na área de Marketing há 18 anos. Ela concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com. –  As cores são importantes na decoração, mas o leigo não se perde com tantas opções?

Patrícia Fecci – Diante de tantas opções não é fácil escolher cores para um ambiente, daí a preocupação da empresa em fornecer subsídios para auxiliá-lo nesse processo. O importante é que ele observe, que se lembre dos ambientes que visitou e que, principalmente, faça teste de cor com a amostra Prove e Aprove antes de fazer a escolha definitiva. É importante também que considere as características de cada ambiente que será pintado e das pessoas que irão utilizá-lo.

Divina Proporção.Com. –  Na coleção Os opostos se atraem são apresentadas 40 cores. O mercado absorve tantas cores assim?

Patrícia Fecci – Quando a empresa apresenta uma coleção ela, na verdade, está apresentando um conceito, uma ideia. As cores são apenas sugestões. O importante é que o cliente analise as sugestões e procure as cores que melhor se adequem às suas necessidades. Não se pretende uniformizar ou criar uma estética padrão, mas apresentar tendências, sugestões que possam servir de auxílio no processo de definição das cores pelo cliente.

Divina Proporção.Com. –  Como coordenar as cores de forma simples?

Patrícia Fecci – O cliente deve procurar evitar contrastes muito fortes em ambientes pequenos, principalmente entre claros e escuros, mas procurar sempre ousar, experimentar.Um serviço que está disponível para clientes e que ajuda muito na escolha das cores e na combinação entre elas e a decoração já existente em um ambiente é o simulador de cores. Com o simulador, através de uma imagem do ambiente que se quer pintar, podem ser visualizadas diversas combinações de cores e o cliente pode escolher a opção que mais lhe agrada. Esse serviço pode ser encontrado em alguns dos nossos revendedores e nos Color Studios (show room) de Recife e Natal.

Divina Proporção.Com. –  A empresa oferece algum curso para leigos ou profissionais sobre cores?

Patrícia Fecci – Sim. Organiza eventos e palestras voltadas para especificadores, apresentando pesquisas desenvolvidas por especialista em cor, mostrando o que vem sendo discutido em congressos internacionais de arquitetura e as mais recentes tendências na área. Ao criar seus catálogos visa levar ao consumidor essas informações de forma clara e acessível, dando apoio ao que ele encontrará em breve nas exposições e publicações de arquitetura e decoração. Aos especificadores também tem, ainda, um canal de atendimento direto visando assessorá-lo inclusive na escolha das cores. 

Nos Color Studios (Natal e Recife) também há uma programação fixa de cursos sobre combinações de cores, dicas e novidades.

Divina Proporção.Com. –  Existem na empresa tintas para revestir azulejos, pisos e outras superfícies?

Patrícia Fecci – Sim, temos as tintas Novacor Epóxi. São produtos à base de resina epóxi que podem ser utilizados em diversas superfícies que necessitem de maior resistência a abrasão, desbotamento das cores e também em superfícies que sofrem ação do tempo (sol e chuva) e onde há necessidade de limpeza frequente. Estas tintas podem ser aplicadas não só em pisos e azulejos, como em paredes, quadras poliesportivas, cerâmicas vitrificadas e metais.

Divina Proporção.Com. –  Quando é lançada uma coleção sai alguma outra de circulação? Por quê?

Patrícia Fecci – Não. As coleções anteriores são mantidas quando novas são lançadas. Isso para que as pessoas que utilizaram cores de coleções passadas possam encontrar no mercado a mesma cor se desejarem fazer a repintura do ambiente.

 Divina Proporção.Com. –  Existem componentes diferenciados nas tintas dessa marca?

 Patrícia Fecci – Especificamente sobre o Novacor Epoxi a maior diferenciação é que sua fórmula é monocomponente, ou seja, não precisa ser adicionado (ou catalisado) com outra. Os acabamentos epoxi são mais resistentes a abrasão e por isso podem ser utilizados em ambientes que necessitem de frequente limpeza e sofrem com grande trânsito de pessoas. Os epoxies do mercado são normalmente bi-componentes, ou seja, precisam misturar a parte A (tinta de acabamento) com a parte B(catalisador) e ainda ser diluído com aguarrás porque são base solvente. Com o Novacor Epoxi não precisa de nada disso porque, além de ser base água (baixo odor), é fácil de aplicar porque é somente abrir a lata diluir com a quantidade recomendada de água e pronto: é só aplicar. Ainda possui secagem rápida, o que permite que o ambiente seja utilizado rapidamente após o processo de pintura.

 

A saúde das tintas

A seguir, três lembretes dados pela gerente técnica e do meio ambiente da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, Gisele Bonfim.

Tintas produzidas no Brasil –  Estimamos em 85% o percentual das tintas imobiliárias produzidas no Brasil que são à base de água. Esse percentual segue crescendo com a disseminação dessa tecnologia, que representara uma importante redução do impacto ambiental.

Fórmulas livres de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) – A indústria de tintas, de maneira geral, está reduzindo os teores de COVs de suas tintas. Existem, hoje, no Brasil produtos com níveis baixíssimos desses compostos. Deve ser destacado que a redução desses teores vem sendo uma das mais importantes tendências na pesquisa e no desenvolvimento de produtos do setor. Por não existir ainda uma legislação brasileira relativa aos COVs, a ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas desenvolveu um projeto de autorregulamentação em relação à sua emissão, que é seguido pelas empresas associadas. Foram estudadas as legislações e as melhores práticas existentes no mundo para esse projeto, sendo adotada inicialmente a forma de cálculo europeia como base para a definição dos limites de COVs permitidos.

 

Fato relevante – A indústria de tintas e seus fornecedores têm investido pesadamente em técnicas e desenvolvimentos que permitem ter produtos com impacto ambiental minimizado, buscando a redução do uso de energia e de água, a produção mais eficiente com geração de menos resíduos, a prevenção da poluição, a redução da emissão de COVs e outros. Deve ser destacada entre essas iniciativas a implantação no Brasil do Programa Coatings Care, de atuação responsável em tintas. Trata-se de uma iniciativa da IPPIC – International Paint and Printing Ink Council, entidade da qual a ABRAFATI faz parte, que oferece aos fabricantes de tintas um conjunto de procedimentos e soluções integradas – e já devidamente testadas – para administrar os aspectos de suas atividades relacionadas ao meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional. Todos os fabricantes de tintas associados à ABRAFATI devem, obrigatoriamente, aderir a esse programa, que traz significativos ganhos como melhorias em processos, a sistematização de técnicas e avanços que facilitam a obediência às exigências da legislação e de normas ambientais, além da redução de custos (especialmente de energia e na menor geração de resíduos). O programa é encarado como uma ferramenta muito útil e eficiente para que a indústria cumpra a legislação, alcance um bom desempenho na área ambiental e ainda tenha benefícios do ponto de vista econômico.

 

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal