|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




23/01/2013
 

Decoração

 

Vantagens e aplicações de verniz

 

 

Rafael Ferreira é gerente de Marketing & Comunicação da Montana Química. Ele começou a trabalhar na área técnica-comercial da empresa, na divisão com foco na construção civil. Buscou formação específica em curso de Comunicação Empresarial, o que colaborou muito com sua comunicação pessoal  o que complementou seu trabalho na empresa. Durante cinco anos atuou na área técnica, e sempre teve forte sinergia com o departamento de Marketing e Comunicação para lançamentos, feiras, novos produtos e serviços. Veio então o desafio de assumir a área de Marketing & Comunicação. Em 2008 assumiu a coordenação e no ano seguinte a gerência do departamento. Em função disso, procurou novo aprofundamento nos estudos e, em dois anos concluiu um MBA na área. Hoje, são 12 anos na empresa só no setor de tintas Ao longo de 18 anos fez um trabalho de equipe bem-sucedido e conquistou o reconhecimento do mercado da marca Montana. Ele concedeu esta entrevista exclusiva sobre um novo verniz para o Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com  – O que é o Solare Premium?

Rafael Ferreira – O  Solare é o Verniz Premium da Montana Química com duplo filtro solar, 40 meses de garantia, e alta resistência à radiação ultravioleta. Possui em sua composição resinas de alto desempenho, desenvolvidas a partir de óleos vegetais, modificadas com insumos que conferem características inigualáveis de resistência. Graças a essa conjunção de matérias-primas de elevada qualidade, Solare apresenta desempenho superior em flexibilidade, aderência e umectação da madeira. Possui alta resistência ao intemperismo, é especialmente indicado para uso externo, permitindo, entretanto, utilização em ambientes internos com resultados notáveis, realçando a beleza natural da madeira.

Divina Proporção.Com  – Em tempos de sustentabilidade, a Solare Premium é livre de COV (composto orgânico volátil)?

Rafael Ferreira – O Verniz Solare Premium incorpora partículas PET em sua formulação, o que melhora o desempenho e a flexibilidade do filme, ao mesmo tempo em que é sustentável, pois ajuda a reciclar material plástico. A empresa investiu cerca de quatro anos em Pesquisa e Desenvolvimento deste produto. Agora, ele tem a garantia de 40 meses, e é a mais nova maneira do consumidor identificar e adquirir um acabamento da mais alta qualidade para proteção de madeiras, com a chancela do próprio fabricante. O consumidor também deve estar atento às recomendações que estão no rótulo do produto para garantir seu direito aos 40 meses.

Divina Proporção.Com  – Quais os testes que o produto passa desde 2007, atestados pela Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas?

Rafael Ferreira – A verificação da qualidade das tintas imobiliárias auditadas está sendo feita com base nos documentos normativos da ABNT. São feitos testes para checar o teor de sólidos do verniz, tempo de secagem, determinação de brilho. Trimestralmente, são apresentados  relatórios setoriais que mostram o grau de conformidade atingido pelos participantes do Programa, bem como os resultados alcançados pelas marcas acompanhadas. Os relatórios podem ser acessados no site do Ministério das Cidades – www.cidades.gov.br/pbqp-h , que também traz um panorama do setor de tintas imobiliárias e dos demais setores da construção civil.

Divina Proporção.Com  – Além dos diferenciais já citados, o verniz Solare Premium atende as normas técnicas brasileiras (ABNT). Explique, por favor.

Rafael Ferreira –  A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou, em junho de 2004, a primeira norma para tinta látex do país, a NBR 15079 – Especificação dos requisitos mínimos – Tinta látex econômica nas cores claras. Vale ressaltar que, a partir da data de publicação da NBR 15079, em 30 de junho de 2004, todas as tintas látex comercializadas no Brasil, de qualquer nível de qualidade, devem atender, pelo menos, aos requisitos mínimos exigidos pela ABNT. No caso dos vernizes são eles:

 

VERNIZ

NBR 15299:2005 Determinação de brilho

NBR 15311:2010 Determinação do tempo de secagem de tintas e vernizes por medida instrumental

NBR 15315:2005 Determinação do teor de sólidos

 

Divina Proporção.Com  –Como e onde deve ser aplicado o produto?

Rafael Ferreira –  Indicado para superfícies aplainadas, lixadas ou rústicas em qualquer peça de madeira fora do contato direto e constante com o solo ou imersa em água. Oferece alta qualidade de acabamento em portas, janelas, portões, beirais, forros, estruturas de telhado e outros tipos de estruturas expostas ao tempo ou instaladas em ambientes internos. A peça ou superfície a ser envernizada deverá estar limpa, livre de partículas e gordura, crua e seca (teor de umidade abaixo de 20%). Na renovação de madeiras com pinturas envelhecidas, remova totalmente o acabamento. Utilize Striptizi® Gel - Removedor para esmaltes, vernizes e stains da Montana, principalmente em áreasverticais. No caso de áreas horizontais, especialmente áreas de deck e móveis de jardim, que tenham recebido aplicação de stains, vernizes, tintas a óleo e esmaltes sintéticos e que necessitem de remoção, utilizar os produtos da linha Deck, NovodeckÒ e ClarideckÒ, em conjunto, para remover e renovar o aspecto da madeira. O Solare deve ser aplicado puro. Pode ser diluído com aguarrás quando a aplicação for com pistola. Não misture com outro produto para não alterar suas características originais. Homogeneizar bem o produto antes e durante a aplicação. Pode ser aplicado com trincha, rolo de lã de baixa textura ou pistola. Utilize trincha plana de cerdas macias. Ao aplicar o verniz, evite carregar demasiadamente a trincha, passando-a em movimentos longos no sentido dos veios da madeira e repassando-a, se necessário, para uniformização do acabamento. O intervalo entre demãos deve ser de 12 horas. Evite aplicações sob luz solar direta ou com temperatura abaixo de 5°C. Não aplicar em dias chuvosos ou com umidade relativa do ar elevada.

Divina Proporção.Com  –O que é o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades?

Rafael Ferreira –  Criado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias faz parte do PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, do Ministério das Cidades. O PBQP-H, elaborado em 1998, tem como objetivo elevar o percentual mínimo de conformidade dos produtos da cesta básica de materiais de construção para 90%, a partir da criação de um conjunto de ações mobilizadoras, com a participação da indústria e de agentes públicos e privados.

Divina Proporção.Com  –Todos os vernizes existentes no mercado tem disponibilidade de cores?

Rafael Ferreira –  Não podemos falar sobre todos os vernizes do mercado. Solare está disponível nas versões Brilhante e Acetinado e nas cores Mogno Antico e Imbuia Mel, além da tradicional versão Transparente. Na versão Acetinada apresenta a vantagem adicional de ser hidrorrepelente.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal