|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




31/03/2013
 

Design

Inspiração na arte

Alessandra Delgado Tavares é arquiteta formada pela FAU-USP e designer de móveis desde 1997. Em 1999 fundou a empresa Girona Design (nome em homenagem a uma charmosa cidade do norte da Espanha). A empresa é especializada na fabricação de móveis de alta qualidade, que tem em seu DNA a produção de peças focada no prazer estético, funcionalidade, qualidade de acabamento e, sobretudo, na criatividade.  Como meio de pesquisa e fonte de inspiração para suas criações, Alessandra utiliza referências da Bauhaus e estuda os grandes mestres do design do século XX. Para ela a beleza é fundamental, mas nunca deve estar dissociada da funcionalidade do objeto. O interesse da designer em acompanhar os processos de produção do início até a concepção do móvel fez da empresa, uma fabricante de produtos de alto padrão. Hoje, seguindo as tendências atuais do mercado nacional e internacional de mobiliário, se destaca pelo design inovador de suas peças, aliando tecnologia à sua essência artesanal e fornecendo produtos exclusivos para todo o Brasil. Alessandra concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com – Por que buscar a inspiração em Mondrian?

Alessandra Delgado Tavares  -  Gosto muito do trabalho de Mondrian, da utilização de elementos tão simples, mas que dão um resultado visual incrível. O uso das linhas geométricas é muito interessante, não sei se é mania de arquiteto, mas gosto muito e por isso sempre é referência no meu trabalho.

Divina Proporção.Com – Todos os seus trabalhos são inspirados em obras de artistas plásticos?

­Alessandra Delgado Tavares  -  Não, a inspiração vem pela paixão pelo trabalho de alguém que admiro, e aconteceu com a linha Volpi e Mondrian. Tenho peças inspiradas em mestres da arquitetura, seguindo a mesma ideia de utilizar elementos fortes no trabalho destas pessoas e que me agradam.

Divina Proporção.Com –  Como é seu processo criativo?

­Alessandra Delgado Tavares  -   Normalmente o desenho das peças parte da função que elas precisam cumprir, e dentro desta função se ajustam melhor alguns conceitos do que outros. Às vezes vejo um detalhe de arquitetura que me da uma ideia para um móvel legal, às vezes é uma obra de arte.

Divina Proporção.Com –   Você trabalha móveis e também objetos. Por quê?

­Alessandra Delgado Tavares  - Sou arquiteta e gosto muito de projeto de arquitetura, mas o trabalho com o móveis cresceu e tomou proporções maiores assim acabei me especializando nisso.

Divina Proporção.Com –    Fale um pouco sobre sua carreira como designer?

­Alessandra Delgado Tavares  -   Depois de formada em arquitetura trabalhei em projetos de arquitetura, mas também em interiores, e sempre adorei desenhar mobiliário. As criações dos móveis dentro dos projetos começaram a gerar pedidos dos clientes para fazer uma peça para uma sala, quarto etc e  assim comecei a ter muitas indicações neste sentido. Apareceu também o interesse de fábricas pelo desenho dos móveis e em paralelo comecei a fabricar minhas criações, e daí nasceu Girona.

Divina Proporção.Com –    Quer acrescentar alguma informação?

­Alessandra Delgado Tavares  -   A criação é um processo interessante. Tem peças que já nascem prontas, parece um canal direto da ideia para o papel. Outras evoluem durante o desenho e se desenvolvem com o protótipo, às vezes mudando bastante, vão direcionando uma forma dentro da proposta que devem atender. É apaixonante!

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal