|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




10/04/2013
 

Comportamento

Família atual

Roselake Leiros é consultora, palestrante e coach de carreira e de relacionamentos. Especialista em comportamento humano utiliza em seus trabalhos as mais modernas e efetivas técnicas de mudança pessoal e profissional. Possui formação completa em PNL – Programação Neurolinguística, Coaching Interativo, Master em TLT - Terapia da Linha do Tempo, Hipnose Clínica Ericksoniana, Tapping, Constelações Sistêmicas Familiares e outros. Em anos de experiência e atuação já beneficiou grande número de pessoas que puderam melhorar a qualidade de suas vidas pessoal e profissional, e aprenderam que tudo o que se deseja pode ser realizado com leveza, alegria e facilidade. Ela concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com – Os conflitos familiares aumentaram com a nova configuração da família. O que as pessoas estão buscando agora?

Roselake Leiros –  Sem dúvida, pois a igualdade de direito e deveres, a consciência do que é felicidade para si, faz com que as partes de um casamento busque o que quer. Hoje é preciso muito mais flexibilidade e compreensão para sustentar o casamento feliz consequentemente a família unida na forma convencional, morando junta.

Divina Proporção.Com –  Com o divórcio surgiram novas possibilidades de escolhas. De maneira geral, quais os ganhos e as perdas para a família?

Roselake Leiros –  A família ganhou mobilidade e consciência de que é uma instituição permanente e que só o casamento se dissolve.  As perdas só acontecem e podem ser muito grandes e até se arrastarem por toda a vida, se faltar a compreensão e o respeito à importância e o lugar de cada membro da família. A consciência dos ganhos acontece em cada um em tempos diferentes, assim como cada um aprende coisas diferentes.  Mas falando em linhas gerais, as pessoas aprendem a compreender mais, aceitar as diferenças, a serem mais independentes, se tornam mais flexíveis, a buscar sua felicidade.

Divina Proporção.Com –  Homens e mulheres estão mais realizados afetivamente no século XXI?

Roselake Leiros –  Sim, embora estejam muito presentes hoje o medo de se entregar, de perder a liberdade, a individualidade, as exigências, os dramas familiares, homens e mulheres continuam querendo se encontrar e quando isso acontece se realizam muito mais que antigamente.

Divina Proporção.Com –   Em meio a tanta violência, o amor ainda está na moda?

Roselake Leiros –  Sim, todos querem ser amados e amar, apesar do medo da entrega como já dissemos.  Esse estado ainda é desejado, buscado, e embora algumas pessoas não estejam acreditando que ele existe, tem muiiita gente vivendo plenamente o amor.   

Divina Proporção.Com –   O que é a constelação familiar?

Roselake Leiros –  A mais efetiva Terapia Sistêmica, conhecida em todo o mundo “COSTELAÇÃO FAMILIAR”, diz: “para que o sistema familiar tenha equilíbrio, harmonia, cada participante deste sistema deve respeitar o lugar e a expressão de cada membro da família”. É importante compreender que respeitar não significa concordar e sim dar ao outro o direito de ser e pertencer ao sistema. A instituição família não se dissolve jamais, apenas o casamento, pais serão para sempre pais dos filhos e negar isso é romper a ordem e instalar o caos energético que atingirá a todos, geração após geração, até que esta mesma ordem se restabeleça, um dia. Essa terapia Sistêmica se faz em apenas uma ou duas sessões de 90 minutos e pode ser feita por qualquer integrante da família, que tendo consciência dos prejuízos que a desordem familiar pode acarretar, toma esta iniciativa. A pessoa leva o seu tema (o que quer trabalhar)  e os participantes do sistema em questão (a família) são representados por participantes nas constelações de salão ou objetos nas constelações de mesa, e o posicionamento, movimentos, formas de sentir e ações de cada um serão melhor compreendidas e podendo assim ser percebido o ponto que desencadeia a “dor” em questão e isto se restabelece com a condução do profissional. É uma experiência única e muito profunda e reveladora que vale conferir.

Divina Proporção.Com –Quais os resultados obtidos?

Roselake Leiros –Os efeitos após as sessões são percebidos em todos integrantes da família, até os que não forma representados, são beneficiados e na maioria das vezes em curto espaço de tempo. A harmonia, a compreensão, melhores comportamentos acontecem natural e espontaneamente nas pessoas do sistema  a partir da vivência.

Divina Proporção.Com –   Deseja acrescentar mais alguma informação?

Roselake Leiros –  Na hora da decisão de separar o ideal é que se tenha um olhar muito além do seu eu. O direito de ser feliz é legítimo mas quando o preço é a infelicidade do outro, que muitas vezes deixa sequelas para toda uma vida, é preciso um pouco mais de sabedoria para que os danos sejam minimizados.  Temos trabalhado há muitos anos no Coaching de Família essa conscientização de muitas formas e com muito sucesso. Se a separação já foi decidida internamente é importante que antes de comunicar a família sejam avaliadas as condições de cada membro, e que encontre-se criativamente um motivo para um trabalho de fortalecimento emocional para os mais frágeis e se possível para todos, inclusive o que está querendo sair do casamento. O efeito desse trabalho tem sido muito positivo e surpreendente, vai desde a separação acontecer conforme a decisão anterior, com respeito e compreensão, as vezes o outro cônjuge se conscientiza do casamento falido e sugere a separação e acontece também muitas vezes a força da harmonia familiar resgatar um casamento desta vez muito mais feliz. O ideal mesmo é educar adequadamente a família segundo a realidade, já que a separação do casal é uma possibilidade. Quando há a compreensão que família é uma instituição e é para sempre - pai, mãe e filhos, e o casamento é outra instituição que envolve só o papai e a mamãe e o amor, a compreensão e o respeito ao lugar e a importância de cada um são os valores que vão unir, nutrir e fortalecer seus laços, a vida fica muito mais leve e harmoniosa. Mas embora já tenhamos muitas pessoas se conscientizando e agindo desta forma,  mais humana e civilizada, os conflitos ainda predominam, chegando até a lamentável Alienação Parental.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal