|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




06/05/2013
 

Comportamento

 

Bem-me-quer, Malmequer.

 

Fernanda e Stella Angerami aprenderam a conviver como sócias e não apenas como irmãs. Lançaram, então, o “Método Angeramis”. Por exemplo, nos períodos das crises econômicas do país, as irmãs conseguiram driblar os desafios financeiros. Elas tinham um capital reserva que suportaria até seis meses de “turbulência” no mercado. Juntas, investiram também em um sistema de pesquisa interna, onde tudo era anotado e compartilhado com a outra. Assim, se uma das irmãs faltasse, a outra tinha perfeitas condições para assumir o posto e atender o cliente. Para que as duas condições – a de irmã e a de sócia – não se misturassem, Fernanda e Stella estabeleceram, desde o início, que não trariam para a empresa comentários comuns em qualquer família. Esta história virou um livro “Bem-me-quer, Malmequer – Histórias verdadeiras de mulheres e suas escolhas de carreiras”. Stella fala com exclusividade para o Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com – Vocês são consideradas pioneiras na aplicação de counselling no Brasil? Expliquem este conceito, por favor.

Stella Angerami – Trata-se da abordagem centrada na pessoa segundo os princípios e valores do modelo de Carl Rogers, cuja crença está na capacidade do individuo latente ou manifesta de compreender-se a si mesmo e de resolver seus problemas de modo suficiente para alcançar a satisfação e eficácia necessárias ao seu funcionamento adequado. Para Rogers, o ser humano consciente dos fatos que o cercam poderá tomar decisões acertadas.

Divina Proporção.Com – Qual a sensação de ser pioneiras no assunto e o que isso rendeu para a carreira?

Stella Angerami – O pioneirismo é um ato de coragem, pois expõe a pessoa a julgamentos por estar propondo a mudança do status quo, propondo a quebra de paradigmas e também fazendo as pessoas olharem algo novo que mexe no medo sentimento humano mais profundo e maior inimigo da coragem. A sensação é de adrenalina e vontade de conquistar o mundo e isso aumenta cada vez que as pessoas vão aceitando e vendo que faz sentido e incorporam o conceito nas suas vidas e ele se integra na sociedade. Para a carreira traz ônus e bônus: a parte inicial da catequização do conceito é muito desgastante, repetitiva, e precisa muito acreditar na missão. O bônus é quando outras pessoas passam a comercializar mesmo sem saber de onde nasceu o conceito e espalhem a ideia gerando ganhos em escala na vida das pessoas fazendo a diferença.

Divina Proporção.Com – Vocês falam de angústias encontradas no mercado. O que é isso?

Stella Angerami – Na época além de o mercado de RH ser forte em outras práticas como outplacement, hunting, as consultorias eram renomadas com pessoas de muitos anos atuando neste mercado, digamos, já eram figuras carimbadas, além do forte subsidio americano entrando no Brasil. Uma prática nova, uma nova e pequena consultoria nacional, com uma pessoa não da velha guarda foi difícil para enfrentar os velhos dragões até por que isso também chamou a atenção deles e poderia abocanhar mercado, o que mais tarde, exatos quatro anos esses adotaram em seus portfolios. Dependeu de muito do networking.

Divina Proporção.Com – Como reagir a tudo isso?

Stella Angerami – Sem demagogia: ter certeza de que é isso que se quer fazer, acreditar que é esse o caminho e que vai dar certo de algum jeito. Não escutar a “turma” do deixa disso: energia + perseverança + cegueira temporária + carpe diem = resultado

Divina Proporção.Com – Quais as dicas  ser uma empresária de sucesso?

Stella Angerami –  São cindo:

1-saber seus pontos fortes;

2-terceirizar seus pontos de armadilha ou fracos;

3-escutar a vozinha interna (feeling);

4-ficar antenadíssima – muita informação de dentro do negócio e do mercado;

5-humildade para reconhecer se o caminho está certo ou errado e corrigir rapidamente.

Dicas de leitura

O conceito de liderança diz que ao influenciar e mobilizar os colaboradores, o líder faz com que, motivados, os colaboradores sejam mais produtivos. O novo líder tem, em sua marca, a criatividade, e precisa ajudar a mobilizar as pessoas para que implantem e criem as mudanças. Sobre esse assunto, a Editora Évora traz “Liderança Positiva” do professor Gilberto Guimarães. O livro apresenta capítulos que discutem a destruição criativa e a aldeia global de McLuhan, a evolução da liderança e seus diferentes estilos, as características e competências do líder e como torná-lo eficaz. Editora Évora.

Charlene Li, uma das palestrantes mais renomadas quando o assunto é tecnologia, mídias sociais e liderança do mundo, é autora do livro “Liderança Aberta”, que serve como um guia essencial para os líderes que querem usar abertamente as mídias sociais sem perder o controle. A obra é recomendada para empresas que insistem em proibir o uso pelos funcionários da internet ou das mídias sociais no ambiente de trabalho. Editora Évora.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal