|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




15/08/2013
 

Decoração

Restauração: um grande negócio

Izabel Souki  é diretora do escritório Izabel Souki Engenharia e Projetos que  trabalha com gerenciamento de projetos arquitetônicos e complementares de engenharia. Os projetos são gerenciados e compatibilizados conforme necessidades dos clientes. O escritório nasceu em 2009, no bairro de Lourdes, BH, e vem crescendo na área de projetos de casas, edifícios e equipamentos urbanos tombados pelo patrimônio cultural. Elabora projetos de restauração para aprovação do patrimônio cultural e prefeituras. De acordo com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte existem cerca de 700 imóveis comerciais e residenciais tombados na capital. Há ainda 1,5 mil construções aguardando a conclusão do processo que verifica a possibilidade de tombamento. Esses números contribuíram para a expansão e investimento no mercado de recuperação e restauração de imóveis tombados. Izabel Souki concedeu esta entrevista com exclusividade para o Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com –  Defina o trabalho de um restaurador?

Izabel Souki –  O trabalho do restaurador é de preservar o passado. A restauração pode ser feita em objetos, pinturas, obras de artes e principalmente, em elementos construtivos, edificações e ambientes. O restaurador pensar na preservação das cidades históricas e de todo o patrimônio histórico e cultural, ele tem um papel fundamental na história da cidade  preservada.

Divina Proporção.Com –  Quem pode exercer a profissão?

Izabel Souki –  Para ser restaurador é preciso um curso específico na área ou especialização em restauração. Os profissionais da área reivindicam a regulamentação da profissão. Existe um projeto de lei para regulamentar o trabalho do restaurador que está aguardando votação.

Divina Proporção.Com –  Existem escolas especializadas no assunto?

Izabel Souki –  Sim, existem faculdades e universidades que oferecem cursos de bacharelado em conservação e restauração de bens culturais. Além disso, existem cursos de especialização em restauração. Assim, quem já tem um curso superior e deseja se especializar em restauração, é possível encontrar este meio acadêmico.

Divina Proporção.Com –  Qual a importância desse trabalho?

Izabel Souki –  Este trabalho tem a função de preservar a história, não só de papeis, obras de artes, mas também tem a função de preservar a história e a beleza das cidades, restaurando casas e edifícios que fazem parte do nosso passado.

Divina Proporção.Com –  Conte sobre algum trabalho seu muito gratificante que você executou.

Izabel Souki –  Trabalhamos com projetos de casas e edifícios tombados pelo patrimônio cultural e por isso, é muito gratificante ver um estabelecimento que poderia ser destruído ou totalmente descaracterizado, sendo preservado e restaurado. Desta forma, nosso papel na sociedade é permitir que as edificações novas convivam com as antigas, mostrando não somente a história da cidade como também a beleza de construções existentes.

Divina Proporção.Com –  Quais os problemas e como encontrar as soluções durante as obras?

Izabel Souki – As obras de restauração de edifícios são muitas vezes complicadas e cheias de detalhes construtivos. Por isso, para evitar refazer trabalhos e reduzir o número de problemas encontrados nas obras, um projeto bem detalhado, bem específico e bem compatibilizado diminuindo bastante os problemas nas obras. Desta forma, as soluções são pensadas ainda na fase dos projetos, permitindo melhores tomadas de decisões.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal