|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




29/08/2013
 

Comportamento

Pessoa certa no lugar certo

Eduardo Ferraz é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em direção de empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em coordenação e dinâmica de grupos pela SBDG. Trabalhou na Ciba Geigy de 1986 a 1991. A partir de então, começou a prestar consultoria em empresas, usando como base teórica a Psicologia e a Neurociência comportamental, visando colocar as pessoas certas nos lugares certos. Com mais de 25 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de prática deliberada na carreira de consultor em gestão de pessoas, é conhecido tanto pelo consistente embasamento teórico quanto por seu estilo direto e assertivo. Além de dar consultorias empresariais, coordenou universidades coorporativas, organizou sucessões em empresas familiares. Treinou e palestrou para milhares de pessoas. Possuo vários cases de sucesso e tenho atuado em companhias de grande porte como Aventis, Banco do Brasil, Basf, Bayer, Cocamar, Correios, Dell Anno, Fiat, Petrobras, Rhodia, Sadia. Ele escreveu o livro Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo (Editora Gente) e concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com – Como nasceu a ideia desse livro?

Eduardo Ferraz –  Cheguei à conclusão, depois de mais de vinte anos na minha carreira de consultor, com muita análise, estudo e experiência prática como consultor de várias empresas, que muita gente, assim como eu no passado, está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional por não ter certeza de estar no lugar mais adequado e isso acontece com indivíduos em todos os estágios da carreira.  O objetivo do livro é mostrar como alguém aparentemente comum, que parece não possuir um super talento, pode aprender a usar melhor aquilo que já tem, e incorporar novas habilidades, se posicionar onde renderia o máximo e se tornar um profissional mais valioso e realizado do que é atualmente.

Divina Proporção.Com –  O livro ajuda as pessoas num melhor posicionamento profissional?

Eduardo Ferraz –  Sim, neste livro forneço ferramentas poderosas para que as pessoas conheçam a fundo como funcionam sua personalidade. Além disso, poderão saber quais suas qualidades e limitações, em quais terrenos trafegam melhor, têm melhor desempenho e como podem usar melhor seu motor mental para chegar ao destino que desejam com segurança.

Divina Proporção.Com –  Como saber qual é o local ideal profissionalmente?

Eduardo Ferraz –  O segredo para ser a pessoa certa no lugar certo é aumentar muito seu autoconhecimento, para, com isso, ter o discernimento de escolher profissões, cargos ou atividades compatíveis com sua personalidade.

Divina Proporção.Com –  Dê dicas para as pessoas perceberem se estão no lugar certo.

Eduardo Ferraz –  No livro apresento um roteiro básico, onde o leitor terá grandes chances de encontrar o posicionamento profissional que mais se aproxima de sua personalidade e que lhe dará chances de ser muito bem-sucedido não só em sua profissão, mas também em sua vida. Segue abaixo o roteiro que corresponde aos capítulos do livro.

Conheça sua personalidade - É fundamental estudar sua personalidade a fundo, pois o autoconhecimento lhe dará o poder de decidir o que fazer de sua vida.

Controle seus filtros - Criamos filtros mentais que distorcem nossa visão da realidade para que nos sintamos mais protegidos. Quanto mais você prestar atenção em seus filtros, menos decisões equivocadas você tomará.

Aproveite seu perfil - Como você costuma ser? Mandão ou obediente? Calmo ou agitado? Rígido ou flexível? Para se posicionar no lugar mais adequado é fundamental que você conheça seu perfil comportamental e utilize suas características mais marcantes pelo maior tempo possível.

Satisfaça suas motivações - Para ser produtivo é fundamental que você saiba os fatores que o motivam mais intensamente. Dinheiro, segurança, fama ou autonomia não funcionam igualmente para todos.

Use seus talentos - Será essencial que você descubra as atividades em que se destaca naturalmente. Quanto mais você conseguir usar seus talentos e habilidades, mais rápido sua carreira deslancha.

 Intensifique suas atitudes positivas - Suas atitudes positivas funcionam como o pedal do acelerador para você se posicionar onde almeja. Quando suas atitudes positivas são utilizadas e reconhecidas, sua carreira toma um impulso muito maior.

Reduza seus pontos fracos - Pontos fracos só são limitantes se estiverem prejudicando seu desempenho. É essencial identificá-los e ajustá-los para que você não fique estacionado. Fique atento para que diminuam a cada dia.

Invista no que vale a pena - Entender o que é possível mudar em seu comportamento e o que deveria ser aceito será fundamental, pois você poderá usar sua energia para obter o melhor de si, sem desperdiçá-la com o que não vale a pena.

Faça prática deliberada - Prática deliberada é todo preparo, esforço e treinamento que você faz especificamente para melhorar seu desempenho.

Mostre-se- Seja explícito ao divulgar as principais características de sua personalidade, inclusive no currículo.Os recrutadores adoram, pois conseguem extrair muito mais informações de quem tem um bom autoconhecimento.

Divina Proporção.Com –   Mais alguma dica?

Eduardo Ferraz –  Leiam meu livro (risos)! Tenho convicção que mesmo profissionais experientes serão muito beneficiados pelo conteúdo prático e ao mesmo tempo teoricamente bem embasado. Lá é encontrado um roteiro objetivo para um melhor posicionamento na carreira e também ferramentas para colocar as pessoas certas nos lugares certos!

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal