|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




16/09/2013
 

Decoração

Incandescente X LED

O  prazo limite para que o processo de substituição das lâmpadas incandescentes no País chegue ao fim é 2016, de acordo com a portaria regulamentada pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério de Indústria e Comércio. A ação que já foi tomada por dezenas de países, visa minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica e o impacto no meio ambiente. E a medida tem feito diferença. As incandescentes estão sendo trocadas por lâmpadas fluorescentes compactas, conhecidas também por econômicas, e pelas tecnológicas lâmpadas de LED. Para falar um pouco sobre o assunto, oi convidado Arthur G. C. Grellet, formado em engenharia eletrônica. Há  sete  anos, ele atua na área de iluminação, no desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e certificação de produtos. É  gerente do controle de qualidade das lâmpadas FLC, líder de mercado de iluminação, e  responsável também pela área técnica da nova divisão da empresa a FLC LED, focada no desenvolvimento de produtos LED, produtos mais sustentáveis. Veja a entrevista exclusiva no Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com – O que são lâmpadas incandescentes?

Arthur Grellet –  São dispositivos capazes de gerar luz através da passagem de corrente por um filamento, que se esquenta ao ponto de incandescência, gerando assim luz.

Divina Proporção.Com –  Por que elas devem ser substituídas?

Arthur Grellet –  Durante o processo de incandescência a maior parte da energia é gerada em forma de calor, até 95%, portanto são pouco eficientes, sendo necessária a substituição por tecnologias mais eficientes, diminuindo assim a necessidade de uso dos recursos naturais para geração de energia, auxiliando na preservação do meio ambiente.

Divina Proporção.Com – O que são lâmpadas fluorescentes compactas?

Arthur Grellet – Lâmpadas fluorescentes compactas são compostas por tubo de descarga, onde os gases dentro do tubo junto com o revestimento de pó fosfórico que reveste este tubo, responde pela geração de luz.

Divina Proporção.Com – Quais as diferenças entre uma e outra?

Arthur Grellet – As lâmpadas compactas duram 6 vezes mais comparadas às lâmpadas incandescentes, e economizam até 80% de energia comparada a essa mesma lâmpada.

Divina Proporção.Com – Quais os resultados esperados com as mudanças?

Arthur Grellet – Espera-se uma redução de até 80% no consumo de energia em iluminação e diminuição na geração de resíduos dado a maior durabilidade.


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal