|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




23/10/2013
 

Design

 

Ama Terra: tudo de bom!

 

A Ama Terra, empresa especializada na comercialização de produtos sustentáveis, está há cinco anos no mercado e conta com 45 unidades franqueadas distribuídas em 14 Estados. Laurence Quinhones, empresário, analista de sistemas e administrador de empresas. Deixou a carreira de gerente em uma multinacional para empreender a Ama Terra. Hoje, atua na empresa como gerente de expansão e novos mercados. Alexsandra Azevedo   empresária e publicitária. Deixou a carreira de gerente comercial em uma Rede de franquias para empreender junto com Laurence. Hoje, atua na empresa como gerente comercial. Eles concederam esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com – O que é a Ama Terra? É uma empresa especializada na comercialização de produtos sustentáveis tanto no varejo quanto no atacado, em ambientes físico e virtual. Atua na divulgação de informações sobre sustentabilidade, tendo a internet como ferramenta principal desse processo.

Divina Proporção.Com –  Com quais materiais a empresa trabalha? Trabalhamos com uma crescente linha de produtos exclusivamente sustentáveis e 100% fabricados no mercado nacional. Entendemos como produto sustentável aquele que tenha inserida a responsabilidade sócio-ambiental em ao menos um dos estágios de sua cadeia produtiva, que vai da extração da matéria-prima até o descarte. Por exemplo, produtos que dentre outros atributos, tenham sido fabricados com matéria-prima reciclada, renovável ou em fibra natural. Eles devem envolver algum processo artesanal em sua produção, gerando renda a unidades familiares menos favorecidas; sejam biodegradáveis; estimulem a reciclagem e educação ambiental etc. Operamos com preços competitivos se comparados aos produtos convencionais. Trabalhamos tanto com produtos de escala industrial, como é o caso das camisetas em malha PET reciclada e sacolas ecológicas, quanto com produtos com escala artesanal. O importante é que independentemente da escala, todos têm como principal característica o fato de serem produzidos com matéria-prima reciclada, reaproveitada ou natural.

Divina Proporção.Com –   De onde vêm os materiais? Hoje, toda nossa produção é terceirizada. Quando nos referimos aos produtos de matéria prima reciclada, via de regra, vêm de cooperativas de catadores. Por exemplo, as camisetas são produzidas com tecido feitos de garrafas PET que são coletadas, selecionadas, trituradas e viram fio. Já a linha de lona de caminhão (bolsas, case para notebook, bonés etc.) é produzida a partir da lona coletada, tratada e reaproveitada. Quando nos referimos aos produtos cuja matéria prima é natural, a maioria dos produtos é feita de taboa (fibra parecida com uma palha), que é encontrada em brejos, retirada dali, colocada para secar, tratada e utilizada como matéria prima.

Divina Proporção.Com –   Qual o diferencial da empresa? Sem dúvida, nosso maior diferencial é o valor agregado dos produtos, sobretudo os do Comércio Justo e Solidário, que em resumo, são artesanatos produzidos por grupos produtores de baixa renda e com dificuldade de acesso ao mercado. A Ama Terra compra os produtos desses grupos, distribui através da rede de franquias.

Divina Proporção.Com –  Como tudo começou? A ideia da criação de uma empresa especializada na venda de produtos e serviços sustentáveis surgiu em 2007, a partir da percepção de mercado. Após dois anos de pesquisas e muito planejamento, em abril de 2009 surgiu a Ama Terra, fundada na cidade de Niterói – RJ. As atividades tiveram início com uma loja física, uma loja virtual e um escritório para atendimento a clientes corporativos. Tratava-se de um negócio pioneiro e inovador por englobar em um mesmo business dois setores que acabavam de surgir: o eco negócio e o e-commerce. Isso exigiu uma longa fase de testes de aceitação dos produtos, observação do público-alvo, testes em várias plataformas de comércio eletrônico, canais de mídias digitais etc. A trajetória da Ama Terra passou por vários estágios e em setembro de 2010 passamos por uma reestruturação. Terceirizamos vários serviços, nos reposicionamos no mercado e por questões de ajustes de custos e afinidade com a causa sustentável, nossa sede foi transferida para Mury, na cidade de Nova Friburgo – RJ, o “Paraíso Ecológico”. Em fevereiro de 2011 tivemos nosso primeiro contato com o Sebrae, que percebeu grande potencial em nosso modelo de negócios, dado seu ineditismo e pioneirismo. Em novembro de 2011, após dois meses de levantamentos dos processos internos, iniciamos a formatação de nossa empresa para o sistema de franquias, projeto cujo lançamento ocorreu em abril de 2012. Em termos de estrutura na internet,  contamos com um portal institucional para geração de conteúdo e direcionamento de clientes às unidades franqueadas, uma loja virtual para atendimento a franqueados e um site para atendimento a empresas. Juntos, os sites receberam nos últimos 12 meses mais de 200 mil visitas do Brasil e outros 53 países.

Divina Proporção.Com - Quais as vantagens dos produtos oferecidos pela empresa? Nossa empresa encontra-se em franca expansão no número de franquias, pois conta com o crescimento do mercado verde, do consumo consciente e da utilização cada vez maior do comércio eletrônico. São quatro B´s... Costumamos dizer que nossos produtos são Bons, Bonitos, Baratos e do Bem. Então, por que não comprá-los? O franqueado que nos procura tem o seguinte perfil: dinâmico,  perfil comercial e gosta de atender clientes, já que os clientes  Ama Terra são todos direcionados para os franqueados de suas respectivas regiões.  Gosta de vendas ou  gerencia equipes de vendas. Ele deve dispor de tempo para dedicação integral ao negócio. Domínio básico no manuseio de computadores e internet. Ter afinidade com as causas ecológica e social.


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal