|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




28/10/2013
 

 

 

 

 

 

Design

Descarte transformado em arte

Ela foi morar no exterior com a família aos 10 anos de idade. Em 2000, a designer Gabriela Flores voltou para seu país, a Bolívia. “Fiquei chocada ao ver a pobreza e a desigualdade do meu povo, queria fazer algo para ajudar”. Então, se ofereceu para ser voluntária em instituições de caridade em seu tempo livre, mas logo percebeu que isso jamais seria suficiente. “Sabia que a resposta estava nos negócios e não na caridade”. Pensou e passou a procurar os melhores artesãos que trabalhavam na base da pirâmide produtiva. Sua especial fonte de inspiração foi o designer Tucker Robbins, mundialmente reconhecido pelo reaproveitamento de matérias-primas. Após uma temporada de trocas de ideias e projetos, Gabriela formatou o seu ideal, denominado Kirah Design. Na rica cobertura florestal da Bolívia, havia uma grande quantidade de madeira descartada. A partir de então, enxergou a oportunidade de transformar descartes em peças de design exclusivas. Em 2012 ganhou o Prêmio Internacional Cartier Women’s Initiative Award pelo conjunto deste trabalho junto às comunidades carentes da floresta amazônica da Bolívia e também por sua visão em promover o crescimento humano desses artesãos. Recentemente, esteve no Brasil como curadora de uma mostra da Kirah Design realizada na Grifes & Design.Gabriela concedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com –  O que é a Kirah Design? É uma empresa social que foi criada com a finalidade de gerar oportunidades reais de trabalhos para artesãos talentosos. Trabalhamos com matéria-prima boliviana usando unicamente resíduos de madeira de florestas certificadas, vidros reciclados, têxteis de fibras de llamas e ovelhas, utilizamos apenas corantes naturais. O objetivo é garantir aos artesãos um trabalho sustentável com qualidade para que atinjam o mercado. Contamos com 700 artesãos capacitados na Bolívia.

Divina Proporção.Com – Como foi o encontro de Sandra Garafulic e  Marcos  Junqueira com você? Eles são empresários ligados à arte, design e arquitetura que estão com um novo empreendimento, o Eco Chic Design. O objetivo é promover novos produtos, que tenham como fundamento o design criativo, alta qualidade e que sigam a proposta de serem ecologicamente corretos e tenham responsabilidade social. Neste sentido, a Kirah Design está muito alinhada com a filosofia da Eco Chic. É um privilégio poder contar com eles como sócios para poder ingressar no mercado brasileiro.

Divina Proporção.Com – Como é seu trabalho de capacitação profissional com artesãos bolivianos? O processo é muito tradicional e utilizamos duas técnicas – torneamento de madeira e escultura à mão. Os artesãos recebem de nós as matérias-primas, que são apenas galhos e tocos (não cortamos árvores). Recebem também os desenhos e um treinamento intensivo para que atinjam o nível de produção que nós queremos. Um grupo de artesãos trabalha apenas 60% da produção das peças e outros artesãos especializados em técnicas de acabamento terminam os outros 40%. Um exemplo de nosso minucioso trabalho é o fato de que as peças passam por sete processos de lixamento e cura.

Divina Proporção.Com – Quais os caminhos do artesanato? Estamos mudando a abordagem. Nosso objetivo é replicar nosso sistema em vários países da América do Sul e gerar impacto em distintas comunidades. Começamos no Uruguai e esperamos que o Brasil, com toda sua riqueza e talento, seja o País seguinte. Esta ideia também está alinhada com a Eco Chic Design que não se limita apenas a vender produtos, mas também  desenvolve  projetos assim.

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal