|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




13/12/2013
 

Gastronomia

Torta Natalina da Chef

Rosilene Campolina é graduada em Comunicação Social e Gastronomia com pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia. Sua principal atividade é administrar o Portal Gastronômico Chef a Chef, além de docência universitária. Possui experiência em cozinhas nacionais e internacionais, com passagens por escolas como Allain Ducasse, Ritz Escoffier e Lenôtre. É membro da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – CNP – Conselho Norueguês da Pesca. Ela cocedeu esta entrevista exclusiva ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

                       

Divina Proporção.Com –  Como nasceu sua parceria com a Cozil?

Rosilene Campolina – Por meio do contato com o meu portal gastronômico Chef a Chef e diversos eventos ligados ao segmento gastronômico.

Divina Proporção.Com –  Como funciona a parceria?

Rosilene Campolina – A Cozil divulga meu trabalho em seu canal de culinária e eu disponibilizo minhas receitas e vídeos da arte culinária.

Divina Proporção.Com –  Você tem alguma especialidade?

Rosilene Campolina – Sim, sou especialista em bacalhau. Em 2007 venci o concurso internacional Les Chefs Sofitel, promovido por esta rede de hotéis em parceria com a Norge - Bacalhau da Noruega. O prato intitulado "Bacalhau Brasileiro" foi o campeão do concurso. Sou apaixonada pelo ingrediente e depois desta vitória me aprofundei nas pesquisas e receitas sobre o nobre pescado. Em Belo Horizonte já sou referência quando o assunto é bacalhau. As receitas com a iguaria são destaques no meu portal gastronômico Chef a Chef.

Divina Proporção.Com –  Você tem outras atividades?

Rosilene Campolina – Sou colunista da revista Minas Gourmet, dos jornais MG Turismo e COPM e informativos dos bairros de Lourdes, Sion e Lagoa em Belo Horizonte. Colaboro, ainda, com pautas gastronômicas nos sites Cozil, FoodBrasil.net, BabyBoomers e Gastronomia Sustentável, além de participações em programas de rádio e TV. Em 2013 fui destaque “Cidadã Ferrense” em São Pedro Ferros pelos trabalhos desenvolvidos fora deste município que é minha cidade natal e também recebi a “Medalha Alumni” na Faculdade Estácio de Sá. Em 2010 e 2011 recebi os prêmios "Troféu Mulher Mineira" e "Mulher Influente" na gastronomia pelo meu trabalho networking no Portal Chef a Chef, onde compartilho o mundo gourmet uma gastronomia sem fronteiras!  

Divina Proporção.Com –  Você tem algum restaurante?

Rosilene Campolina –  Não. Costumo brincar que ter restaurante é somente para os corajosos. Minha principal atividade é administrar o portal Chef a Chef,  além de ministrar cursos, palestras e aulas-show. 

Divina Proporção.Com –  Quais os planos para sua vida profissional em 2014?

Rosilene Campolina –  Tenho vários: realizar mestrado em Educação, Desenvolvimento Local e Gestão Social, buscar novas parcerias, incrementar e expandir o Portal Chef a Chef, continuar realizando consultorias, palestras e cursos de gastronomia.

Divina Proporção.Com –   Que tal uma receita para o Natal?

Rosilene Campolina –   Vamos lá.

Torta Natalina de Damascos

Ingredientes da massa

200g de farinha de trigo

100g de manteiga ou margarina com 80% lipídeos

1 ovo

 4 colheres de (sopa) de açúcar refinado (80g)

 Raspas de limão

 Ingredientes do Recheio Creme de Confeiteiro:

 250 ml de leite integral

1 caixinha de creme de leite (200g)

1 caixinha de leite condensado (395g)

2 gemas passadas pela peneira

40g de amido de milho

1 colher (chá) de essência de baunilha ou a própria fava

Ingredientes para cobertura

300g de damascos secos

300g de açúcar

 3 xícaras de água ou o suficiente para cozinhar os damascos

Preparo

Massa: Numa tigela, misturar a farinha com a manteiga formando uma farofa. Juntar os outros ingredientes e amassar delicadamente, sem sovar. Abrir a massa com um rolo entre dois plásticos. Forrar o fundo e as laterais de uma forma com aro removível (fundo falso) e colocar a massa apertando com as pontas do dedo. Com um garfo, fazer furos no fundo da forma para não estufar. Assar em forno 180graus por 20 minutos ou até corar. Reservar.

Recheio: separar as raspas de limão e bater todos os ingredientes no liquidificador ou utilizar um fouet. Feito isso, levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Por último, acrescentar as raspas de limão. Deixar esfriar.

Cobertura: deixar os damascos de molho na água por alguns minutos. Acrescentar na mesma água o açúcar e levar ao fogo até os damascos ficarem macios. Separar alguns inteiros e cortar ao meio, formando pétalas, para fazer a flor (decoração). Bater o restante dos damascos com a calda do cozimento até formar um creme.

Montagem da torta: rechear a torta com o creme de confeiteiro, cobrir com o creme de damascos toda a superfície. Ao centro, decorar com a flor de damascos, folhas de hortelã e castanhas ou amêndoas torradas e trituradas. Servir bem gelado!

Toque de chef: para deixar a torta com um visual bacana, use uma geleia de brilho ou um pouco da própria calda de açúcar com damascos para finalizar a cobertura,

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal