|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




07/03/2014
 

Design

Facas como objetos de desejo

 

Ivan Campos tem 39 anos, é solteiro e mora em Tatuí, SP. Trabalha com cutelaria desde 1993, e começou a oferecer suas próprias criações em 2000. Ele concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com - Explique sua arte? A faca é provavelmente a primeira ferramenta criada pelo ser humano e mesmo com a Revolução Industrial, continuam existindo dedicados artesãos fazendo facas uma a uma,  de acordo com a necessidade do usuário. Em minha opinião, o trabalho do cuteleiro atual é a continuação dessa arte milenar.

Divina Proporção.Com - Quais as técnicas que utiliza? Eu trabalho pelo método conhecido por stock remova, no qual uma chapa de aço é cortada no perfil da faca e posteriormente recebe o tratamento térmico adequado para ganhar dureza (conhecido por têmpera) tem sua lâmina desbastada e polida e então recebe sua empunhadura e últimos toques de acabamento.

Divina Proporção.Com - Qual o diferencial do seu trabalho? São obras de arte feitas para serem usadas – peças únicas feitas com design e materiais exclusivos.

Divina Proporção.Com - Existe algum trabalho similar no mercado? Desde a década de 60 a cutelaria artesanal ganha muito fôlego nos Estados Unidos. Na última década,  se torna um pouco mais conhecida no Brasil, onde hoje já existem vários cuteleiros trabalhando por métodos e em estilo diferentes.

Divina Proporção.Com - Por que ter uma faca assinada por Ivan Campos? Minhas facas artesanais representam uma ruptura com o padrão atual de produtos industriais com frequência de baixa qualidade e descartáveis. Elas são perfeitas para quem quer alta performance e funcionalidade mas também sabe reconhecer sua natureza de criações únicas.

Divina Proporção.Com - Ela pode ser utilizada no dia a dia? Ela deve ser utilizada no dia-a-dia. Eu gasto muito tempo garantindo a total funcionalidade de cada peça que crio. Então, possuir uma de minhas criações e não usá-la é um verdadeiro desperdício. Embora ainda faça uma variedade de outros estilos, atualmente eu me especializo em facas de cozinha.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal