|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




13/08/2014
 

Design

Arte e design no DW!

 

A partir de 14 de agosto a Panamericana Escola de Arte e Design, sede Angélica mostra que está na programação oficial do São Paulo Design Weekend 2014. O nome do designer Marcelo Lopes foi escolhido. Ele  apresentará ao público alguns de seus trabalhos voltados para o mercado de luxo ao longo de 15 anos, além de projetos de branding e ambientação comercial, incluindo peças de mobiliário. Marcelo concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com. Confira!

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com - Conte um pouco sobre sua carreira. Desde muito cedo fui apaixonado pela criação. Quando fui prestar vestibular, nem pensei nos profissionais mais tradicionais, como médico, advogado, engenheiro e dentista. Acabei fazendo publicidade na Cásper Libero, aos 19 anos. Depois, assumi a empresa do meu pai, onde tive a chance de explorar bastante minha criatividade e comunicação. Desenvolvi diversos projetos para a Sherwin-Williams, participando de vários projetos de Design, mais até do que publicidade. Lá, conheci um parceiro que me convidou para ser diretor de marketing de sua empresa. Foi experiência desafiadora, pois além de ser bem jovem, cuidei de praticamente tudo design, embalagem, publicidade, promoção de venda etc. Passou um tempo e resolvi estudar nos EUA, pesquisando o design como instrumento de marketing. Voltando para o Brasil, enveredei totalmente para o design e criei minha própria agência, a Merchan-Design.   

Divina Proporção.Com - Por que fazer uma exposição na Panamericana durante o São Paulo Design Weekend?  A exposição celebra uma trajetória de mais de 15 anos de carreira. Quero contar um pouco da minha história, do meu processo criativo, dividir isso com meus amigos, parceiros e todos os interessados na área. E nada mais oportuno do que realizar essa exposição dentro do DW, onde toda a cidade estará voltada para o design e a criatividade.

Divina Proporção.Com - Como surgiu o convite? Na verdade não foi um convite, e sim uma parceria com a Panamericana. A exposição fez parte do processo de curadoria do evento e acabou entrando no calendário oficial. A Panamericana tinha interesse em realizar um evento bacana para o DW! E eu sempre quis, de alguma forma, estar presente na escola. Vimos que poderia dar certo e investimos nisso. O resultado não poderia ser melhor.

Divina Proporção.Com - Como é o seu processo criativo? Meu processo criativo é justamente elaborar peças que toquem, emocionem e que promovam interação  positiva no cotidiano das pessoas. Essa é a verdadeira essência do meu trabalho, ou seja, levar emoção para quem vê, toca e sente. O lúdico, o interativo e o sensorial também são conceitos que norteiam meu trabalho.

Divina Proporção.Com - Você já criou produtos para várias marcas e ganhou muitos prêmios, conte um pouco sobre isso. Ver seu trabalho sendo reconhecido, tanto aqui quanto fora do Brasil, é sempre gratificante. No ano passado recebi a premiação máxima no “A’ Design Award & Compertition”. Foi uma surpresa. Na verdade é muito gratificante ganhar um prêmio como esse na Itália, o país do design. Não acredito que exista o melhor, e sim os melhores. Fazer parte dessa lista é uma grande honra. Além do Platinum, também ganhei no “A’ Design Award & Compertition” mais quatro prêmios, dois ouros e dois pratas. Quatro destes prêmios são projetos de hotelaria que desenvolvi para o Caesar Park e  Caesar-Business, e um outro para a joalheria Emar Batalha. Também fui premiado no Idea Brasil (ouro e bronze), e no Creativity Awards, nos EUA, com o catálogo de comemoração aos 10 anos da joalheria Emar Batalha. Acabo de receber boas notícias de mais projetos premiados. São dois projetos agora em agosto no \"A´design Awards\" e também dia 5 de setembro de 2014 estarei recebendo mais um prêmio do Idea Brasil.

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal