|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




27/08/2014
 

Design

Tapeçaria HD Decor: Porcelanato com Emoção.

Recentemente, a Cerâmica Portinari ganhou o primeiro lugar na categoria porcelanato do Prêmio Aspacer de Design. O prêmio tem por objetivo incentivar a indústria do setor cerâmico e é uma parceira da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento e o Centro Cerâmico do Brasil. O produto premiado foi a Tapeçaria HD Decor. O porcelanato se assemelha a um patchwork de tapetes, sob o efeito de desgaste e forma uma peça exclusiva que assume diversas tonalidades. Paulo  Niehues, gerente de desenvolvimento de produto da Cecrisa, concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com -  O que a Tapeçaria HD Decor tem de especial para ganhar um prêmio de design? Um bom produto precisa primeiro ter uma história, uma evolução, processo pelo qual o material sofre/passa, caracterizando-o e tornando-o único. É como ter alma ou DNA. Isso adicionado a pesquisas de mercado, informações de tendências de comportamento e trabalho criativo para processar toda essa informação em projeto, torna um projeto especial. Há o cuidado para reproduzir a textura justa, o brilho ideal, as nuances perfeitas, a cor certa etc. principais elementos que provocam os sentidos, ou seja, provocam emoção. O produto deve antes de tudo emocionar. Nasce para isso. 

Divina Proporção.Com -  O que a Aspacer considera no design para premiar? A Aspacer convida profissionais renomados do setor de design e arquitetura para fazer o julgamento do prêmio de acordo com suas experiências e conhecimentos. 

Divina Proporção.Com -  Em porcelanato é possível falar sobre design das emoções? Sim, como foi dito na primeira resposta. Todos produtos são alinhados com comportamentos, justamente para atingir emocionalmente o usuário. Produto com design precisa resolver/atingir três objetivos: funcionalidade, custo/benefício (no sentido de ser viável industrialmente) e emocionar. A Tapeçaria HD Decor atingiu estes objetivos, sim.

Divina Proporção.Com -Como são trabalhadas as texturas no Porcelanato da Portinari? Em geral, as texturas são trabalhadas de acordo com a inspiração da coleção, pedra deve ter textura de pedra, cimento de cimento, tecido de tecido, etc. O que buscamos sempre é funcionalidade, ou seja, que tenha resistência, seja fácil de limpar, e o mais importante, que nunca agrida o ser humano (material inerte).

Divina Proporção.Com - O que esperar em termos de inovação no porcelanato da empresa? Estamos trabalhando em muitas frentes, mas inovação teremos duas vezes por ano ao menos. A Cerâmica Portinari faz eventos de lançamentos para as feiras Revestir de São Paulo e para a Cersaie de Bologna. Para setembro serão mais de 10 coleções novas no mercado.

 

 

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal