|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




03/09/2014
 

Decoração

Gramado tem festival de quilt e patchwork

José Mauro Netto é diretor da QuiltBrasil, empresa realizadora dos festivais de quilt e patchwork, que este ano comemora sua 17a. edição. O evento acontece de 10 a13 de setembro, no Centro de Eventos da FAURGS, rua São Pedro, 663, Centro de Gramado (RS). O horário de funcionamento é dia 10, das 14h às 18h e dias 11 a 13/9, das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$ 15,00. Crianças até 12 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada. Netto concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com - O que são quilts e patchworks? São técnicas artísticas de trabalho manual. O patchwork consiste na confecção de peças com a união de retalhos formando desenhos, figuras e blocos tradicionais da emenda de tecido costuradas. O quilt é uma peça pronta, formada da união de três camadas distintas: o tope - a arte em patchwork, a manta que dará o acolchoado e o forro. A união destas três camadas com costura à mão ou máquina é chamada de quilting.

Divina Proporção.Com - O que esperar do 17 º Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork? O evento transforma há 17 anos Gramado (RS) na capital brasileira dos artistas do pano.  Sempre que antecede a primavera, o evento recebe visitantes do país inteiro para a troca de experiências e conhecimentos em palestras, cursos, mostras e competições. Além de uma programação que é montada cuidadosamente para quem se dedica a arte do quilt e patchwork. Durante esses anos, o evento cresceu e se consolidou como o principal do gênero no Brasil, criando asas para também viajar por novos lugares em busca de internacionalização. E é assim, abrindo janelas e novos espaços que o festival fica cada vez mais forte e preparado, sempre de braços abertos para receber novos e tradicionais visitantes.

Divina Proporção.Com - Como  foi possível obter tamanho sucesso durante todo esse tempo? Ele é reconhecido como pioneiro no país. Desde o início trabalhamos com seriedade para agregar arte, serviços e produtos. Buscamos talentos e recursos no Brasil e exterior ao longo desses 17 anos. Nosso público reconhece esse esforço e a cada ano confirma sua participação no evento, seja para aprender nas oficinas e cursos, para comprar na feira e apreciar as mostras.

Divina Proporção.Com - O que o público encontra de tão especial no evento? Um espaço totalmente dedicado à arte do quilt e patchwork. Este ano entre as novidades está a Mostra Flores do México que, seguindo a proposta de manter permanentemente um intercâmbio de ideias e talentos, traz trabalhos de artistas daquele país. Algumas obras do concurso que ocorrerá no 17º Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork serão apresentadas no México em fevereiro de 2015. O que nos diferencia e agrega ao nosso evento é a cidade de Gramado considerada um dos mais procurados roteiros turísticos do Brasil, cenário perfeito para curtir a natureza e o clima da serra gaúcha.

Divina Proporção.Com - O que os organizadores esperam para este ano? Esperamos a consolidação do evento como o mais importante para esta arte em nosso país. Isso pela diversidade e qualidade de cursos e técnicas ensinados, pela quantidade de quilts inéditos em exposição, cerca de 200 peças, e pelo ambiente alegre e descontraído.

Divina Proporção.Com - Há espaço para expositores internacionais?A presença internacional pode ser percebida na Mostra Quilts do México, com a presença de Eduardo Cato, realizador de evento semelhante no México, e nas oficinas e cursos com a mestra argentina Cecilia Koppmann, de Buenos Aires.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal