|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




29/10/2014
 

Design

Luminárias para vestir a casa

Proprietária do site Iluminadas, Andrea Brackman, é formada em arquitetura. Desde muito jovem, aprimorou seus conhecimentos em Londres (16 anos de aprendizado na capital inglesa). Lá obteve inúmeras oportunidades. Hoje, o reconhecimento do seu trabalho é fato comprovado, por exemplo, pelo prêmio de primeiro lugar na Escola Chelsea College of Art. De volta ao Brasil, enveredou pela arte de criar diferentes formas de vestir luminárias com muito estilo. Ela concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com - Por que desenhar luminárias? Transformar infinitas sensações com a luz se tornou uma grande paixão.

Divina Proporção.Com - Quais os materiais preferidos para suas criações? É difícil explicar minha preferência. As escolhas dos mais diversos tipos de tecidos: linho puro de algodão, seda,  couro, organza, tafetá, tramas nas linhas de crochê etc. fazem com que todas as peças se tornem  únicas.

Divina Proporção.Com - Como é seu processo criativo? O meu processo envolve: conceito (inspiração, busca de informação no mercado, pesquisa de design e tecnologia com especificação das funções básicas: estrutura, matéria- prima, satisfação dos consumidores), planejamento do produto (escolha dos componentes, matéria-prima, tipo de construção, especificações de custos) e engenharia do produto (especificação do layout desenvolvido anteriormente, protótipo, realização de testes, confirmação de custos e viabilidade econômica).

Divina Proporção.Com - As lâmpadas que você utiliza são diferentes. Quem as cria? Nossas lâmpadas são importadas, possuímos o modelo incandescente de filamento de carbono em três modelos, a plumen fluorescente do inglês Samuel Wilkinson, onde ganhei o prêmio Best Design 2011, e também temos alguns modelos nacionais de led.

Divina Proporção.Com - O que essas lâmpadas têm de especial? O “design” e  uma combinação perfeita com os cordões da Iluminadas.

Divina Proporção.Com - Você se preocupa com sustentabilidade?  Minha pesquisa na escolha dos materiais parte de uma investigação dos materiais de  couro e o processo recouro, por exemplo.

Divina Proporção.Com - De que forma você utiliza esse conceito em suas peças? A reutilização de materiais está presente em nosso trabalho, um exemplo, é o modelo cúpula jeans, é uma peça divertida e jovem, são reestruturados pedaços de jeans usados com um resultado fantástico. Nos modelos de couro, o recouro com aplicação em laser, é um processo de raspagem do couro, é um modelo único. Temos também a questão social, onde o trabalho das artesãs é de grande importância e desenvolvido em conjunto. Resgata nossa tradição em uma linguagem mais atual, tudo feito manualmente e com muito valor e carinho.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal