|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




03/11/2014
 

Design

Docol: dicas para economizar água.

Guilherme Bertani é Diretor Comercial da Docol desde 2007. Passou anteriormente pelos setores de Logística, Marketing e Exportação, somando 19 anos dedicados à marca. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EASP/FGV), pós-graduado em Marketing pela Universidade da Califórnia (UC-BERKELEY), em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e em Lean Manufacturing pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Ele concedeu esta entrevista ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com -  A empresa possui a linha ResidencialFlex, única no mundo com acionamento manual e automático. Explique o conceito do produto? Os produtos ResidencialFlex são os únicos no mundo com dois tipos de acionamento, o  convencional e o automático, que garante praticidade, conforto e uma economia de até 70% no consumo de água, para residências. Girando o volante, o produto funciona da maneira convencional, permanecendo aberto pelo tempo que o usuário precisar. Pressionando o volante para baixo, o produto funciona de forma automática com fechamento em até 10 segundos.

Divina Proporção.Com -  Como é possível saber com certeza que o produto acima economiza 70% de água? Esse número é resultado de uma pesquisa de campo realizada pela Docol em parceria com o Departamento de Engenharia da Universidade da Região de Joinville – Univille. Essa pesquisa foi aplicada na residência de dez famílias da cidade de Joinville, Santa Catarina, com o objetivo de identificar o real potencial de economia dos produtos com tecnologia DocolFlex® de duplo acionamento. A constatação foi a de que em nove das dez famílias, houve uma redução de até 70% no consumo de água.

Divina Proporção.Com -  A empresa está pensando no desenvolvimento de novos produtos mais econômicos ainda? É compromisso da Docol desenvolver produtos que, além de inovadores e funcionais, sejam referência no cenário sustentável e estimulem o uso consciente da água no planeta. Desde as primeiras fases de um projeto até o lançamento de uma linha de produtos, há uma série de critérios a serem avaliados para que as peças possam chegar ao mercado de acordo com os valores da empresa. Qualidade, inovação e sustentabilidade são alguns dos pilares que sustentam essa base há 58 anos. Dessa forma, a Docol continuará a oferecer ao mercado produtos que estimulam o uso racional da água com soluções criativas.

Divina Proporção.Com -  Vale a pena em termos de custo a troca de antigos metais pelos que economizam água da Docol? A Docol possui em seu portfólio diversas soluções para a economia de água. Além dos próprios produtos, equipados com componentes internos que contribuem para o uso racional da água, destacam-se também as tecnologias Docol, sistemas que permitem agilizar as atividades diárias, tornando o uso dos produtos mais funcionais e econômicos. Os complementos também oferecem uma solução personalizada para redução no consumo hídrico sem a necessidade de trocar todos os produtos da residência. Por meio de pequenas peças, como os arejadores econômicos, por exemplo, é possível reduzir até 90% do consumo de água a cada utilização. Para cada solução, há um custo-benefício a ser avaliado. Para quem decidir trocar os metais sanitários por modelos economizadores, é preciso ter a consciência de que o custo inicial dos produtos pode parecer maior do que o esperado. Isso pode acontecer porque a tecnologia que permite a redução no consumo de água estará agregada ao valor da peça na hora da compra. O que se deve levar em conta é que, em pouco tempo, a economia gerada com a redução no consumo de água terá restituído o valor gasto com o produto, que continuará economizando por muito tempo.

Divina Proporção.Com -   Válvulas econômicas para a descarga também são ótimas opções de economia de água. Quanto custa trocar cada válvula de descarga e qual a economia que ela proporciona? A Docol tem uma variedade de peças com a tecnologia de acionamento com duas teclas – que chamamos Salvágua. Os acabamentos Salvágua podem ser instalados em qualquer válvula de descarga Docol, sem a necessidade da compra de adaptadores, reformas na tubulação ou quebra de parede. Quando acionada a primeira tecla, a válvula libera apenas metade do volume de água, quantidade ideal para o descarte de resíduos líquidos. Já a segunda tecla libera o volume total de água e é recomendada apenas para o descarte de resíduos sólidos. A tecnologia proporciona uma economia de até 60% no consumo de água e possui modelos e valores compatíveis com os mais variados gostos, estilos e bolsos.

Divina Proporção.Com -   Em tempos de escassez de água, quais as dicas de economia da Docol? A Docol acredita que a economia de água é uma questão de consciência. Existem produtos que auxiliam o consumidor, mas é o uso racional, no dia a dia e com pequenas atitudes que fazem a diferença a longo prazo. Esta consciência é construída pouco a pouco e por isso, a educação tem um papel fundamental na formação de cidadãos preocupados com a escassez de recursos e com o desenvolvimento sustentável. Por isso, investimos no blog Planeta Água que tem a premissa de levar informações e dicas para a população sobre atitudes sustentáveis e patrocinamos projetos como o “Água na Escola” que visa o desenvolvimento de crianças e adolescentes nestas questões.  Além disso, há 58 anos a Docol desenvolve soluções para o uso racional da água, tanto que é pioneira e líder na fabricação de produtos que garantem o uso consciente do recurso. Esta visão para a inovação e empreendedorismo, aliada ao desenvolvimento tecnológico próprio e respeito ao meio ambiente, são as principais características que pautam a trajetória da Docol e a tornam a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, presente em todos os estados brasileiros e em mais de 40 países.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal