|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




24/11/2014
 

 

 

 

 

 

Decoração

Programa Job Training da Panamericana

A Panamericana Escola de Arte e Design abriu suas portas em 1963 com um projeto educacional ambicioso: ser a mais importante e contemporânea escola de arte e design do Brasil. Considerada a primeira e única “Escola de Criação Profissional” do País, ela oferece oito cursos de formação, com duração de dois anos cada um. Ao mesmo tempo em que acompanha os avanços da tecnologia, a escola acredita que a criatividade é o seu principal diferencial. Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana concedeu esta entrevista exclusiva sobre Programa Job Training ao Divina Proporção.Com.

Imagem: Divulgação

Divina Proporção.Com - O que é o Programa Job Training? Ele foi criado em 1996, em resposta à necessidade de apresentar soluções de maneira criativa para empresas e indústrias, em um ambiente que, para alguns, pode parecer estranho, mas que os resultados obtidos provam justamente o contrário: a sala de aula. Diante de um cenário real, muitos alunos desenvolvem projetos, a partir de um processo criativo que inclui toda a orientação, desde o briefing, desenvolvido a quatro mãos; brainstorm, ou busca de referências; entrega de estudo preliminar; aprovação do júri composto pelos empresários envolvidos e coordenação da escola; e execução final dos trabalhos, como igualmente ocorre no mercado de trabalho. A diferença, nesse caso, está no envolvimento e no comprometimento dos alunos diante de uma necessidade real. Eles têm a chance de trabalhar com total liberdade e ousadia, sempre com a orientação dos métodos de ensino estabelecidos pela instituição, viabilizando a entrega final dos projetos.

Divina Proporção.Com - Quais os critérios para a escolha de um  profissional parceiro na mostra? Os nossos parceiros precisam acreditar no projeto, na nossa ideia e na nossa filosofia de ensino, e acreditar também no talento de pessoas que ainda estão em processo de formação.  Já participaram do Job Training empresas e instituições como LG, Penalty, Caloi, Brastemp, BMW, Girona Design, Hotel Toriba, Associação Brasileira de Design de Interiores, Adresse, Elancers, Burgos e até mesmo a prefeitura da cidade de Brotas, interior de São Paulo. Em comum, todas apostaram na qualidade do método da Panamericana e na criatividade dos alunos, que retribuíram com projetos inovadores e surpreendentes. 

Divina Proporção.Com - Por que ter este tipo de mostra em uma escola? Primeiro por ser uma forma de prestigiar nossos alunos, que se dedicam bastante em suas ideias e projetos. Expor seus trabalhos é uma forma de valorizá-los. Além disso, queremos apresentar ao público geral o talento e a criatividade deles de mostrar que o que é feito aqui é de qualidade e é reconhecido por empresas, indústrias e profissionais tão prestigiados, como é o caso da Camila Klein.

Divina Proporção.Com - O que o nome Camila Klein trouxe para a mostra? Nessa parceria com a profissional,  nossos alunos foram desafiados a criar o projeto de design de interiores da sua nova loja em Nova York. Isso, para nós, é uma honra. Trata-se de uma profissional renomada, reconhecida internacionalmente, que realmente confiou no nosso trabalho e na qualidade dos nossos alunos. Todos os trabalhos entregues imprimem o requinte do trabalho desenvolvido pela designer, mas com bastante criatividade, que é a nossa marca registrada. 

Divina Proporção.Com - Como é definido o corpo de jurados? O Júri é sempre composto por diretores e/ou representantes da empresa parceira e também por professores e coordenadores da Panamericana. Nesse Job Training especificamente, Camila Klein convidou outros dois designers, o Thiago Dualibi e o Manoel Alves Lima. Outro Job Training que realizamos esse ano, em parceria com a Girona Design, a Alessandra Delgado, diretora da indústria de móveis, convidou as designers Amélia Tarozzo e Flávia Pagotti para o júri. É interessante a participação desses profissionais, pois eles não só avaliam, mas dão sugestões, dizem o que pode melhorar, por exemplo. No fim, esse processo é sempre uma troca de conhecimento.

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal