|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




11/12/2014
 

Gastronomia

 

Prepare sua Ceia de Natal

 

Sempre buscando referências na memória afetiva dos aromas e sabores, Viko Tangoda alia gastronomia e criatividade de maneira harmoniosa, com combinações e técnicas contemporâneas que valorizam os ingredientes brasileiros. Deu seus primeiros passos na área pelo simples prazer de cozinhar para os amigos e familiares. Versátil e autodidata, sabe como ninguém transformar uma simples reunião numa saborosa festa. Prova disso, são os clientes que conquistou ao longo de 20 anos de carreira. Entre eles estão, o grupo LVMH com os seus champanhes Dom Perignon, Moet & Chandon e Veuve Clicquot, comanda o Camarote da Brahma no Carnaval do Rio de Janeiro e assina o cardápio das áreas VIPs do GP Brasil de Fórmula 1. Por isso mesmo, o talentoso chef, foi escolhido para  conceder esta entrevista especial de Natal ao Divina Proporção.Com e de quebra, dar duas receitas.

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com - Suponhamos que eu tenha contratado seus serviços no Natal. Como posso saber se não terei estresse e evitarei desperdícios? Oferecemos esse tipo de serviço justamente para que as pessoas não se estressem na véspera do Natal. Em vez de ficar um dia inteiro na cozinha, preparando tudo, preocupando-se com cada detalhe se vai faltar ou se vai sobrar, as pessoas podem curtir esse dia tão especial ao lado da família e dos amigos, sabendo que a ceia foi feita sob medida, com muito cuidado e carinho. Os nossos pratos servem generosamente dez pessoas. Se uma festa tiver muitos convidados, oferecemos também uma lista completa de pratos opcionais, como finger food, arroz de pato, panceta,  entre outros. E é perfeitamente possível fazer deliciosas receitas com o que venha a sobrar do jantar. Para o almoço de Natal, uma salada de peru em marinada de ervas é uma boa pedida (receita anexo).

 

Divina Proporção.Com - Quais os pratos disponíveis e em média quanto gastaria para servir dez pessoas? Nossa ceia serve bem dez pessoas e custa R$ 2.750,00. Os pratos são: salada rica de polvo, lula e camarão rosa com batatinha bolinha e cheiro verde picadinho ao azeite de oliva extra virgem,  salada de couscous marroquino com brunoise de legumes mediterrâneos ao perfume de alho e manjericão fresco. Temos um suculento peru assado glaceado com mel de engenho e recheado de farofa caseira com cogumelos shiitake, shimeji e paris, acompanhado de seu  gravy  (peru de 4 kg aproximadamente). Apresentamos o peito do peru pré fatiado brochetes com tâmaras, damascos e ameixas secas com bacon e folhinhas de louro fresco  (10 unidades) pernil de vitela à l`ancienne acompanhado de seu molho puxado no vinho branco com perfumes de ervas da Provence (aproximadamente 1,5 kg mais 500g de molho) panceta pururucada, assada por horas e horas acompanhada de compota de maçãs e peras (aproximadamente 1,2 kg mais 500g de molho), tortelli de mussarela de búfala com molho de tomates italianos ao sugo (2 kg de massa, 1,5 kg de molho, 150g de queijo parmesão ralado) fondant de chocolate (1quilo) torta de damascos com amêndoas (1 unidade de 28 cm de diâmetro).

 

Divina Proporção.Com -  Qual é o prazo para fazer os pedidos? Até o dia 23 ou término do estoque.

Divina Proporção.Com -  Existe algum tipo de serviço especial oferecido? Não


Divina Proporção.Com - Qual o prato preferido do chef? Minha receita preferida é da panceta, muito simples e fácil de fazer. O segredo da receita é o tempo de preparo. Começo temperando com sal, alho e pimenta, deixando pegar gosto por 24 horas. Depois a panceta é levada ao forno baixo (140º) por aproximadamente cinco horas. É importante colocar cebolas fatiadas, ervas e meio copo de água no fundo da assadeira, para a panceta não ficar seca, e vedar bem. Em seguida, eu tiro o papel alumínio e espero secar. Depois é só esquentar um litro de óleo na panela e, quando começar a ferver, derramar esse óleo na panceta para pururucar.

 

Divina Proporção.Com - Quais as dicas para eu mesma organizar a minha ceia de maneira impecável? O segredo é fazer tudo com antecedência, se programar para que tudo esteja pronto e organizado na hora certa, com todos os detalhes sendo executados com tranquilidade. Também é importante que a pessoa faça um evento, do tamanho que seja possível organizar. Não adianta querer convidar muita gente, se o anfitrião não conseguir deixar tudo impecável para o grande dia. É importante que se saiba que receber pessoas em casa, seja para uma festa ou um jantar intimista, deve ser um momento de prazer, e não de estresse.

 

Salada de peru em marinada de ervas

 

Ingredientes

 

Macarrão:

 

1 k macarrão de grano duro (farfalle)    

água com sal para o cozimento

 

Marinada:

As sobras desfiadas de um peru assado (aproximadamente 350 g)

1 cebola média picadinha

3 dentes de alho ralados

casca (sem a parte branca) de 1 limão (de preferência siciliano) cortada em tirinhas bem  finas 

2 xícaras de chá de azeite de oliva

2 xícaras de chá de azeitonas pretas sem caroço

2 xícaras de chá de azeitonas verdes sem caroço

1 xícara de chá de salsa picadinha

1/2 xícara de chá de folhas de manjericão

3 colheres de sobremesa de tomilho fresco

3 colheres de sobremesa de alecrim fresco

3 colheres de sobremesa de orégano seco

3 colheres de sopa de alcaparras batidas

700 g de tomatinhos cereja cortados ao meio (pode ser substituído por tomate sem sementes cortado em cubinhos)

suco de 3 limões

sal e pimenta do reino a gosto

se gostar pode colocar uma pimenta dedo de moça picada

 

DICA: na falta de alguma erva fresca, substitua por outra de sua preferência e/ou  disponibilidade. A ideia é ter uma salada colorida e muito aromática.

 

Modo de fazer

Massa:

Cozinhe o macarrão em uma panela com bastante água salgada, escorra e reserve.

Marinada:

Em uma tigela junte todos os ingredientes exceto os tomatinhos. Misture bem, e depois acrescente-os e misture delicadamente de forma a não amassá-los. Deixe descansar por pelo menos uma hora e experimente o sal. Corrija se necessário. Esta marinada pode ser preparada com até seis horas de antecedência desde que guardada   em refrigeração.

Montagem:  

Em uma tigela grande misture delicadamente o macarrão cozido, as sobras de peru e a marinada. Coloque a salada em um prato de servir e decore com alguns ramos maiores das ervas que foram usadas na receita.

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal