|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




10/02/2015
 

Design

Recorde brasileiro no iF Design Award

O iF Design Award é um dos mais conceituados e completos prêmios de design do mundo. A lista dos premiados deste ano acaba de sair e teve o Brasil como um dos grandes protagonistas. No total, o País conquistou 43 prêmios, um recorde histórico, superando os 25 premiados da edição 2014. Juliana Buso,  coordenadora de projetos do Centro Brasil  Design (CBD), escritório representativo do iF no Brasil fala sobre o assunto para o Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

Garrafa Mediterrâneo da Riva

 


Divina Proporção.Com - Neste ano 43 premiados. A que você atribui esse resultado? O resultado foi incrível! Os números mostram a qualidade e a capacidade  do design brasileiro. Estamos cada mais em um nível de competição  internacional. Atribuo o resultado também ao trabalho do Centro Brasil Design (CBD) como escritório representativo do iF no Brasil, que é a  instituição responsável por divulgar e dar suporte a quem deseja se inscrever no iF Design Award. Nesta edição tivemos um aumento no número  de inscritos, 141 projetos, 29 a mais do que no ano anterior que tivemos 112 inscritos. Houve também a inclusão de uma nova disciplina no prêmio,  a de arquitetura e interiores, onde o Brasil se saiu muito bem. Mas  atribuo o sucesso principalmente à qualidade do design brasileiro. Ainda  temos muito a crescer e precisamos mostrar do que o Brasil é capaz. Nossa meta é que o País seja reconhecido lá fora como o País do bom  design!

Divina Proporção.Com - Você poderia explicar sobre as peculiaridades do design nacional? Eu considero o design nacional diversificado, cheio de formas, cores e inovação. Tem se falado muito no tema: brasilidade. Acredito que os profissionais têm buscado uma identidade nacional. O Brasil é rico em termos de geografia, população, cultura e misturas, o design é influenciado por tudo isso, nosso artesanato, nossa natureza, nosso povo. No iF, vários segmentos se destacam: iluminação, mobiliário, calçados e se falarmos da indústria da comunicação, o Brasil se destaca cada vez  mais, nos últimos dois anos tivemos dois escritórios em relevância, a Greco Design de Belo Horizonte e a Casa Rex de São Paulo.


Divina Proporção.Com - O design também reflete a cultura de um povo. Pensando nisso, por que o design nacional é tão aceito fora do País? Acredito que seja por causa da diversidade nas formas, nas técnicas, nas  cores, na cultura do povo. O bom design  melhora a vida das pessoas e bons profissionais desenvolvem bons projetos para as pessoas. O nosso design tem ganhado força e representação lá fora. Vemos isso através das premiações.


Divina Proporção.Com - O que precisa ser melhorado no setor? Muito tem sido feito. Temos no Brasil o Centro Brasil Design, que é o primeiro centro de design do país. A instituição vem há 16 anos promovendo o design nacional de forma surpreendente. Acredito que se tivermos mais apoio e incentivo do governo tudo tende a melhorar. É  necessário entender que o design precisa fazer parte de políticas públicas do governo. O design é uma ferramenta de diferencial competitivo, e hoje a indústria tem cada vez mais entendido isso. É necessário investir nesta ferramenta.

Divina Proporção.Com -  Com esse resultado, dá para pensar em algo mais para a edição de 2016? Sim, estamos otimistas. Esperamos que a edição de 2016 tenha ainda mais sucesso. Como já falei a capacidade do Brasil é muito grande. E temos que mostrar o design nacional lá fora. Um prêmio internacional de design certifica a qualidade da produção nacional.


Divina Proporção.Com - Como se inscrever e concorrer ao iF? Para a edição de 2016, as inscrições estarão abertas de março a outubro  de 2015 e podem ser feitas diretamente no site  (www.ifdesign.de). Para o formulário é necessário os dados da empresa, fotos do projeto e informações sobre como quais os diferenciais, materiais, qual é a inovação, público-alvo, etc. O número recorde colocou o Brasil como o oitavo País mais premiado. Na edição 2015, o iF recebeu inscrições de mais de 60 países. A lista dos vencedores brasileiros está aqui (http://www.cbd.org.br/designers-brasileiros-quebram-recorde-e-conquistam-43-premios-no-design-award-2015/)

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal