|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




13/03/2015
 

Design

Seat garden: versatilidade extrema.

Ao contrário do que o nome diz, o seat garden, ou banquinho de jardim, não é utilizado apenas em áreas externas. Originária da China, essa peça de decoração é milenar e costumava ser símbolo de status. Hoje,  ela dá um toque final ao ambiente. A arquiteta Tatielly Zammar fala sobre o assunto ao Divina Proporção.Com.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com - Hoje, ele é um banquinho de jardim, mas no passado qual era sua função? O banquinho, originário da tradição budista, surgiu na casa dos chineses há pelo menos 1000 anos. Na dinastia Song (960 a 1279), a peça em madeira apareceu como parte do mobiliário interno, e mais tarde, para ocupar os jardins. Para suportar as intempéries, os artesãos passaram a fabricar assentos de pedra e porcelana. Durante a dinastia Ming (início do século XVII), o banquinho passou a ser mais valorizado. Inspirado nos tambores chineses (por isso é chamado também de tamborete), era forte símbolo do vigor da dinastia, e seguia a tradição chinesa de ser pintado à mão como os vasos. O banquinho de porcelana passou a receber o mesmo cuidado, e se tornou símbolo de status nas casas dos chineses. Foi então que passou de peça funcional a mimo e obra de arte.

 

Divina Proporção.Com - O banquinho de jardim tem múltiplas funções. Como pode ser usado? Ele veio para ficar pela sua versatilidade e seu charme. Em livings e quartos, pode ser usado como banco, mesinha de apoio, suporte para acomodar objetos decorativos, livros ou vasos de plantas, ou até mesmo como assento para acomodar pessoas em dia de festa ou reunião com os amigos.  São usados como mesas de centro ou lateral e sob aparadores. Feito com material super resistente, também pode compor ambientações externas de jardins e ficar sobre decks de madeira.

 

Divina Proporção.Com - Existem outras peças com funções diversas, dê alguns exemplos, por favor. Outras peças que usamos com diversas funções são os pufes estofados, mesinhas, baús e futons.

 

Divina Proporção.Com - Porcelana é o único material do banquinho? Apesar da porcelana ser o material de origem do seat garden decorativo, hoje o encontramos em  uma variedade enorme de cores, texturas e materiais. Ele é feito com madeira, plástico, cerâmica, ferro, alumínio, fibra natural, acrílico, bambu, couro, entre outros.

 

Divina Proporção.Com - Em média quanto custa um banquinho chinês? Varia entre R$ 200,00 e R$ 900,00.

 

Divina Proporção.Com - Por que devo optar por um seat garden na decoração? Além de peça funcional e multiuso, é exótica e traz personalidade ao ambiente. Versátil, chama a atenção pela criatividade das cores e materiais. É trabalhada como uma obra de arte. Mais informações: (www.artesanalmais.com.br).

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal