|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




09/05/2015
 

Decoração

Integrados: juntos, mas não misturados.

Atenta às novidades de decoração, Liliana Zenaro explica as vantagens dos espaço integrados ao Divina Proporção.Com. Ela é formada em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte. Atua na área há mais de 15 anos.

 

Imagem: Divulgação

 

Divina Proporção.Com -  O que são espaços integrados? Espaços integrados são aqueles que comportam vários usos em uma área sem divisões físicas ou visuais. A integração de espaços é muito usada hoje em dia por oferecer uma solução para quem tem pouco espaço. A integração proporciona a convivência entre os moradores que podem executar diversas tarefas próximos uns dos outros.

 

Divina Proporção.Com -  Quais as soluções  de integração deste projeto? Os proprietários solicitaram uma área social onde todos os adultos e as crianças pudessem conviver juntos em diversas ocasiões. Outro ponto importante, dentro do possível, não ter áreas muito segmentadas ou divididas. Os moradores vinham de uma casa e estavam acostumados com espaços bem maiores. Para atingir esse objetivo foi preciso incorporar o quarto dormitório à sala, demolindo as paredes. Para a varanda, que tinha churrasqueira, coifa e pia, a solução encontrada foi quebrar tudo para virar uma área de prolongamento da sala. As portas foram removidas e o piso unificado o que permitiu a integração total dos ambientes.

Divina Proporção.Com -  Como tirar partido da integração na decoração? A integração de espaços deve ser usada em duas situações. Na primeira, quando se tem pouco espaço para adaptar diversos ambientes. Nesse caso, a integração vira uma solução que traz a sensação de amplitude tão buscada nos apartamentos cada vez menores. Outra situação, é quando há o desejo de ter espaços com múltiplos usos, como, por exemplo, cozinha junto ao living ou banheiro junto ao closet. Ultimamente, as construtoras têm projetado varandas com áreas tão grandes ou até maiores que as dedicadas ao livings. Tirar partido dessa distribuição para aumentar o espaço de convívio social é uma boa saída. Pode-se unir áreas gourmet, estar e bar, como foi feito nesse apartamento de 177 m². Em situações em que se queira ter os dois usos, tanto integrado quanto separado, pode-se usar elementos como portas de correr, painéis ou biombos para separar ou unir ambientes.

Divina Proporção.Com -  Quais os benefícios que a integração oferece aos espaços ? A sensação de amplitude e o convívio inteligente entre as pessoas, o que deixa o ambiente mais funcional. O conceito de espaços integrados também acaba economizando recursos. Afinal,  cria ambientes multitarefa com mobiliário e acessórios otimizados, ou seja, são usadas menos peças do que seriam usadas em ambientes separados.

Divina Proporção.Com -     Como dar mais  unidade aos espaços integrados? Para que os espaços integrados tenham unidade, alguns pontos são imprescindíveis: utilizar o mesmo piso é um deles, o que também aumenta a sensação de espaço. Se ao remover paredes para integrar os ambientes for descoberta uma diferença no nível do contrapiso, é preciso que este seja nivelado. O mesmo vale para o forro de gesso que também tem que ser unificado. A iluminação, ponto-chave para valorizar a decoração, deve seguir a mesma linha por todos os ambientes. Do ponto de vista da decoração, aposte em móveis com tons neutros para não gerar muita interferência. Use pontos de cor em acessórios e objetos decorativos para não pesar no visual e busque o equilíbrio entre todos os elementos.

Divina Proporção.Com -    O contraste de cores e materiais também valoriza os espaços integrados? O uso de uma base neutra permite ousar nos detalhes e, dessa forma, trazer personalidade aos espaços. Ao acrescentar uma  cor mais vibrante quebra-se a monotonia e adiciona-se calor aos ambientes. O contraste entre as texturas dos móveis, tecidos e revestimentos valoriza qualquer ambiente e traz aconchego. O importante é dosar as formas, cores e materiais para obter equilíbrio e tornar os espaços convidativos e acolhedores. Mais informações: 11 5535-8051.

Fornecedores:

Iluminação:

(www.puntoluce.com.br)

Móveis:

(www.brentwood.com.br)

 (www.depot.com.br)

(www.artefacto.com.br)

Tecidos:

(www.regatta.com.br)

 (www.artefacto)

Tapetes, escultura, quadros e gravuras:

(www.arteuniversale.com.br)

Espelho:

(www.apiceart.com.br)

Home Theater:

(www.ornare.com.br)

Objetos de Decoração:

(www.lsselection.com.br)

 (www.loeil.com.br)

 (www.lelis.com.br)

Piso de madeira:

 (www.indusparquet.com.br )

Parede de mosaico português:

(www.amazonaspedras.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal