|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




16/10/2015
 

Decoração

 

Dividir é fundamental

 

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com especialização em design de móveis em Florença, a arquiteta Evelin Sayar tem como marca, a paixão por reformar, transformar e surpreender. Para o Divina Proporção.Com, ela falou sobre a importância de saber dividir os espaços. Uma matéria especial para quem está pensando em casar.

 

 

Imagem: Divulgação

 

 

Divina Proporção.Com -   Quais as dicas para compartilhar o mesmo  quarto? Compartilhar é o mesmo que dividir e o verbo já diz tudo: partir ou distinguir em diversas partes, separar as diversas partes, desunir. Do papel para a prática é onde reside o segredo do sucesso dessa ação. Abrir mão de espaço, principalmente quando são restritos, é missão quase impossível para o casal. Mas, vale, aqui, uma conversa franca para enxergar as necessidades de cada um, dialogar para que a divisão seja justa, honesta, prática e fundamentalmente respeitosa. Dar preferência a móveis que ajudem na organização, já é uma boa dica. Projetar closets ou guarda-roupas com divisórias adaptáveis e flexíveis, que possam ser alteradas com o tempo e dependendo da situação do casal é muito importante. Vale ganhar espaço com luminárias espaciais ou flutuantes, e com camas boxes que tenham espaços úteis para guardar o impensado.  O projeto onde duas pessoas irão compartilhar o mesmo ambiente deve respeitar as necessidades pessoais de cada um, com elementos que marquem o espaço de forma personalizada,  mas a decoração deve ter característica única. Dividir o espaço de forma equilibrada, e assim permitir que ambos possam se organizar e desfrutar do conforto do ambiente respeitando cada um, é mais uma dica. Com relação aos acabamentos, posso citar o uso de cores neutras, papéis de parede, iluminação adequada que remetem ao ambiente de descanso sem evidenciar alguma característica. Juntamente com a escolha do mobiliário adequado que possa ser utilizado pelos dois proporcionando versatilidade.

 

Divina Proporção.Com -   Quais os truques que funcionam para compartilhar o mesmo banheiro? Estabelecer regras. Normalmente o homem usa 20% do espaço e os outros 80% são do universo feminino, que acaba causando desorganização. Aqui vale um estudo detalhado de um móvel com muitas utilidades. Secador, chapinha, babyliss e outros aparelhos têm fios, que se enrolam e embolam. A dica é optar por suportes externos que acomodem bem esses itens e que fiquem à mão, deixando as gavetas livres e mais organizadas.   Antes de tudo, é preciso entender as necessidades de cada um ao utilizar esse espaço,  para então, fazer o estudo do móvel que atenda aos dois ou se preciso for, separar o móvel, deixando um lado para ele e o outro para ela, pensando em como guardar os objetos,  deixando o ambiente sempre organizado.

 

Divina Proporção.Com -   É possível, sem grandes transtornos, adaptar a decoração para atender aos dois? É possível sim, basta o casal  estar de acordo na colaboração. Desta forma, pega-se o perfil de um e junta-se ao do outro, gerando uma decoração com a “cara” dos dois. É preciso atentar e atender as necessidades do casal. O ideal é que cada um tenha o seu espaço dentro do ambiente para organizar seus itens pessoais da melhor forma possível sem interferir na organização do outro. Assim, ambos terão sua individualidade em um único espaço.

 

Divina Proporção.Com -    Onde está a maior dificuldade e qual a solução encontrada para dividir, adequar e compartilhar espaços? Abrir mão do seu espaço. As mulheres, em geral, ocupam muito mais do que o homem dos espaços disponíveis nos armários. A melhor solução é planejar. A escolha dos móveis deve ser muito bem pensada. Vale uma lista com itens para que o arquiteto possa planejar as divisões. A dificuldade está na individualidade de cada um. São gostos, estilos e necessidades diferentes porém, a solução não é impossível. Com uma boa conversa e planejamento chega-se a um acordo que possibilite satisfação e atendimento das necessidades de ambos.

 

Mais informações: (www.evelinsayar.com.br)

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal