|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




03/06/2016
 

Decoração

 

Juntas: décor e automação.

 

O desafio de atender as expectativas de morar bem de um jovem casal foi tarefa entregue à arquiteta Tatielly Zammar.  O imóvel de 120 m2 foi reformado e  ganhou integração de ambientes e visual atual,  exigências dos proprietários. Houve, ainda, a distribuição de áudio, em todos os ambientes, com foco no espaço social. Aliás, com o aparecimento de inúmeros equipamentos eletroeletrônicos nas moradias, começa a surgir a necessidade de monitorá-los à distância. Isso é automação. Veja as dicas.

Imagem: Divulgação


1- Com a automação,  torna-se possível a ação de atividades do dia a dia, como controlar o funcionamento dos sistemas de iluminação, abertura e fechamento de persianas e mesmo o comando de equipamentos, além de monitorar o sistema de alarme das residências.

 

2-  O baixo custo para fazer a automação aliado às várias opções de equipamentos existentes no mercado  permitem a realização de funções especificas integradas a outros sistemas já existentes. Abaixo alguns exemplos.

 

3- Programar o acendimento das luzes de  casa ou até o aquecimento de refeições à distância, já é realidade com a automação.

 

4- Monitorar a iluminação é relevante por conta do custo da energia. Com esse recurso, as lâmpadas só acendem quando necessário e no nível de luminosidade desejado. Isso faz com que o tempo de vida útil das lâmpadas aumente e diminua o consumo de energia.

 

5- É possível programar a iluminação da casa para diferentes horários e determinados ambientes. Com o controle da iluminação bem otimizado consegue-se uma economia de até 60%, criando planos de horário e níveis de luminosidade para cada ambiente.

 

6-  Pode-se também controlar a abertura e o fechamento das cortinas ou persianas. Assim, economiza-se energia enquanto houver entrada de luz natural.

 

7- O  sistema de áudio/vídeo pode ser controlado. É possível fazer o comando individual de cada equipamento ou até criar cenários em função da luz natural, tipo de projeção e melhor adequação do nível de luz nos ambientes.

 

8-  O controle do ar-condicionado é muito importante, com a automação economiza-se até 40%. Da mesma forma que os demais equipamentos, eles podem ser acionados automaticamente.

 

9- Os comandos podem ser dados via celular através de aplicativos que conversem com o equipamento de acionamento das lâmpadas e os demais itens mencionados. Também podem ser utilizados tablets.

 

10- Os tópicos acima são os mais relevantes em um sistema básico de automação, existem outros que podem compor o sistema. Também é preciso considerar o lado técnico. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada no assunto.

 

Projeto: Tatielly Zammar (www.tatiellyzammar.com.br).

 

 

 


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal