|    home
  Bem-vindo!

Busca artigos por palavra chave




07/07/2016
 

Decoração

 

Madeira como destaque na decoração

 

Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, profissionais da EFTM Arquitetura, utilizaram muita madeira para mobiliar a casa inteira. Saiba um pouco mais sobre alguns tipos  encontrados no mercado e as dicas de como usar esse material.

 

Imagens: Nenad Radovanovic

 

1- É importante saber, antes de mais nada, que as madeiras de lei - aquelas extraídas de árvores - têm limitações  quanto ao plantio, distribuição e possibilidades de uso.

 

2- Já as madeiras reconstituídas são aquelas que utilizam partículas, fibras ou lâminas de madeira natural como principal matéria prima, aglutinadas por  resina sintética ou não, e sobre temperatura e pressão.

 

3- O  MDF e o MDP são painéis - feitos com madeira reconstruída - usados principalmente na indústria de móveis planejados. 

 

4- Existem vários tipos de madeira no mercado. As reconstruídas são chapas obtidas pelo processamento das madeiras naturais que são transformadas em fibras, partículas ou lâminas.

 

5- Alguns tipos de madeira são: o pinho que tem anéis de crescimento bem destacados e fazem desenhos em sua superfície. Tem coloração amarela amarronzada, possui maciez para ser trabalhada, e é uma das madeiras mais utilizadas para fazer móveis.

 

6- Outro tipo é o mogno - madeira muito resistente e durável - é também uma das mais populares para a fabricação de mobiliário. Pode ser encontrado na coloração vermelha amarronzada com várias tonalidades. A desvantagem desta peça é o seu alto preço.

 

7- Muito utilizada em móveis de ambientes externos, a nogueira é capaz de suportar longas exposições ao sol e à chuva. Sua tonalidade varia do avermelhado suave até o castanho chocolate. É uma das madeirasmais caras do mercado. Por sua resistência, é difícil de ser trabalhada. É bastante utilizada para fins decorativos e objetos de design.

 

8-  Encontrado no mercado nas cores vermelha e branca, o carvalho é uma madeira forte, mas fácil de manusear. Também é utilizado para fazer móveis para ambientes externos, devido à sua resistência à umidade.

 

9- Madeira muito popular nas casas brasileiras, a cerejeira pode ser encontrada nas cores rosada e castanhaavermelhada. É bastante apreciada para fazermóveis, pisos, armários de cozinha e  na produção de esculturas.

 

Projeto: Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki (www.eftmarquitetura.com)


Publicado por: Divina Proporção
versão para impressão    Envie esta matéria para amigos!

Publicidade
 
© 2015 Divina Proporção, Todos os Direitos Reservados | webmaster
desenvolvido por: Siglobal